FMCG Homepage Newsletter Vinhos

Vinhos portugueses apostam no Brasil

Por a 20 de Abril de 2012 as 16:51

Sob a tutela “Wines of Portugal”, cerca de cem produtores de vinhos portugueses vão estar, a partir da próxima Terça-feira, dia 24, em S. Paulo, Brasil, no Expovinis. Durante três dias, a produção nacional vai procurar criar e gerar negócios naquela que é considerada a maior feira de vinhos da América Latina, num mercado que se tem revelado particularmente receptivo às importações de vinho português. Todos procuram fazer parte das cartas dos principais restaurantes, supermercados e lojas especializadas do país. Ao mesmo tempo, o concurso dos melhores 10 vinhos nacionais promete colocar na boca dos brasileiros as marcas portuguesas.

O Expovinis Brasil, gerido pela portuguesa Exponor, é considerado a maior feira de vinhos da América latina, e, este ano, conta com a presença de cerca de 100 representantes portugueses, entre regiões víticolas e adegas cooperativas de todo o País. Com um aumento de 11% na comercialização de vinhos no último ano, o sector vitivinícola brasileiro tem registado crescimento no consumo, produção, importação e exportação. Com mais de 400 expositores e aproximadamente 5 mil rótulos, a 16.ª edição do ExpoVinis Brasil reunirá no Expo Center Norte, em São Paulo, empresas dos principais países produtores de vinho: Itália, Portugal, França, Espanha, Chile, Argentina, Uruguai, Austrália, Alemanha, África do Sul e Brasil.

Portugal faz parte dos destaques internacionais do evento, com a participação de quase uma centena de empresas: 13 marcas de vinho alentejano, inseridas no grupo da Comissão de Viticultura do Alentejo, sete na Comissão de Vitivicultura da Região de Lisboa e cinco na CVR da Beira Interior vão estar representadas no evento. Mas a maior participação cabe à Viniportugal, com cerca de 60 rótulos de todo o país em exibição. As adegas cooperativas também marcam a sua posição no mercado vitícola: a Federação Nacional das Adegas Cooperativas de Portugal (FENADEGAS) vai levar à feira 5 produtores.

Fixado no calendário dos principais eventos do sector vitivinícola mundial, e considerado o maior evento das Américas, o ExpoVinis Brasil movimenta toda a cadeia de profissionais do segmento: produtores nacionais e internacionais, e os principais compradores e importadores do mercado brasileiro. No evento, espera-se a comparência de mais de 20 mil profissionais de toda a cadeia do sector, com o objectivo de gerar negócios e incentivar as trocas comerciais entre expositores e produtores brasileiros. Serão ainda apresentados os rótulos que nos próximos meses estarão nos principais restaurantes, supermercados e lojas especializadas do País.

Para acelerar contactos e fomentar ainda mais o sector, este ano o ExpoVinis Brasil promoverá as Rodadas de Negócios. “O objectivo é facilitar as relações comerciais e gerar negócios entre expositores e trade”, explica Domingos Meirelles, director da Exponor Brasil, organizadora do evento. As rodadas ocorrem nos três dias da feira, num espaço criado especialmente para que produtores nacionais e internacionais se reúnam com os principais canais de distribuição de todo o Brasil.

A programação da 16.ª edição do ExpoVinis Brasil também traz as esperadas degustações Premium, reunindo vinhos top em provas conduzidas por alguns dos maiores especialistas em rótulos nacionais e internacionais.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *