Distribuição Homepage Newsletter

Sonae implementa sistema de melhoria contínua Kaizen

Por a 20 de Abril de 2012 as 15:24

A Sonae tornou-se na primeira empresa a nível mundial a implementar a metodologia de organização Kaizen no sector do retalho. O sucesso alcançado tornou a empresa numa referência a nível mundial e contribuiu para o prémio atribuído pelo Kaizen Institute.

A Sonae foi distinguida com o Prémio Kaizen Lean pela iniciativa de implementação de processos de melhoria contínua na área de retalho alimentar. O prémio do Kaizen Institute reconhece o trabalho pioneiro e inovador realizado pela Sonae ao ser a primeira empresa a nível mundial a aplicar esta metodologia no sector do retalho.

A implementação da metodologia Kaizen na Sonae iniciou-se em 2007 pela área de retalho alimentar e permitiu acelerar os processos de melhoria contínua já existentes. Os resultados alcançados foram muito positivos, nomeadamente ao nível de ganhos de produtividade e da eficiência, com redução dos custos de funcionamento, redução de quebras e desperdícios, e incremento das vendas.

João Melo, director de Recursos Humanos da Sonae MC, realça que “os ganhos de eficiência e produtividade alcançados com a metodologia Kaizen contribuíram decisivamente para o reforço da competitividade da área de retalho da Sonae. Esta é uma das grandes explicações para que, hoje, não só o Continente como também as nossas outras marcas, tenham os melhores preços e conquistem cada vez mais clientes também pela qualidade de serviço”.

O programa foi já implementado em 171 lojas, envolvendo cerca de 25.000 colaboradores, contribuindo para um total de 1.460.000 horas de formação na Sonae em 2011.

Como resultado do processo de melhoria contínua e de inovação potenciado pela metodologia Kaizen, os colaboradores da Sonae apresentaram mais de 20.000 ideias de melhoria, que resultaram em mais de 2.000 protótipos e mais de 200 implementações.

Segundo o Kaizen Institute, a Sonae tem vindo a destacar-se “pelas melhores práticas de melhoria contínua, enquanto fonte geradora de inovação e competitividade”. A Sonae envolveu todos os colaboradores no processo e assim conseguiu alcançar o objectivo de criar valor, satisfazendo o cliente e eliminando desperdício.

João Melo afirma que “o projecto Kaizen veio revolucionar o funcionamento das nossas unidades, com ganhos significativos de eficiência e produtividade, mas mais importante foi a transformação cultural que induziu em toda a organização. Hoje, a Sonae é uma empresa onde a inovação é uma prioridade de todos os colaboradores e em que todos procuram formas de desempenhar mais rápida e eficientemente as suas funções.”

 

Um comentário

  1. Pingback: Prepara Produtividade – Exemplos de fora : FA RETAIL

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *