Distribuição Homepage Newsletter

Retalho alemão em queda

Por a 2 de Abril de 2012 as 11:53

As vendas no retalho alemão caíram inesperadamente em Fevereiro, recuando 1,1% numa base mensal e em termos reais, indo, assim, contra as expectativas de que o consumo privado sustentará a maior economia da Europa no primeiro trimestre.

Numa base anual, as vendas no retalho subiram 1,7%, em parte graças ao dia adicional em Fevereiro de 2012, superando a previsão de consenso de um ganho de 0,1%.

As vendas de Janeiro de 2012 foram, por sua vez, revistas em alta, para uma queda de 1,2% no mês, depois de uma previsão anterior de 1,6%. Já numa base anual, as vendas também foram revistas por cima, para um ganho de 1,7% face aos 1,6% inicialmente apontados.

Depois de uma recuperação da crise financeira global de 2008 e 2009, a economia alemã encolheu 0,2% no final do ano passado, depois dos problemas da zona euro e a desaceleração da economia global que prejudicaram as exportações e o consumo privado.

Já em 2012, a economia parecia estar a recuperar levemente, levando alguns institutos a aumentar suas projecções de crescimento e muitos economistas a prever uma produção industrial estável ou em alta nos três primeiros meses de 2012, evitando, assim, dois trimestres consecutivos de contracção.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *