Destaque Distribuição Homepage Newsletter

A edição do Jornal Hipersuper: As duas frentes da JM

Por a 16 de Março de 2012 as 0:44

Nesta edição do Jornal Hipersuper, destaque para as duas frentes do maior retalhista português. Durante a conferência de imprensa que marcou a apresentação dos resultados do exercício de 2011, os responsáveis da Jerónimo Martins, revelaram que a aposta para o futuro recai sobre duas geografias: a expectável Polónia e a novidade chamada Colômbia.

Depois de, em 2011, ter atingido os melhores resultados de sempre, o grupo liderado por Pedro Soares dos Santos irá alocar ao mercado onde detém a insígnia Biedronka, cerca de 80% dos 650 milhões de euros que irá investir em 2012.

Já a Colômbia é vista com “um entusiasmo muito grande”, embora o CEO do grupo reconheça que “é cedo para criar alguma expectativa.

Quanto a Portugal, a palavra de ordem é “prudência”, já que o consumo deverá ser afectado pelas condições económicas extremamente difíceis”.

A história do retalho
Em declarações recolhidas pelo Jornal Hipersuper, publicamos a história dos últimos 20 anos do retalho em Portugal. Quem conta é Luís Filipe Reis, Chief Corporate Center Officer da Sonae SGPS.

Estabilidade nos BGC
O início de 2012 fica marcado, segundo os dados avançados pelo Scantrend da Nielsen referente ao começo do ano (quadrisemana entre 2 e 29 de Janeiro de 2012) por uma manutenção da facturação dos Bens de Grande Consumo (BGC).

No entanto, a performance das Marcas de Fabricante (MdF) e das Marcas da Distribuição+Primeiro Preço (MdD+PP) é bem diferente. Enquanto as primeiras decrescem 2,7%, as segundas registou uma evolução de 6,8%.

Crise faz disparar furtos
O índice de roubos no retalho sofreu uma reviravolta no ano passado. A crise está a contribuir para o “aumento exponencial” de furtos em estabelecimentos comerciais e de serviços. Segundo dados avançados pelo Barómetro Global de Furto no Retalho, as quebras desconhecidas aumentaram 7,3% no nosso País e custaram aos retalhistas nacionais 372 milhões de euros.

Para a Confederação do comércio e Serviços de Portugal (CCP), a recente intenção do Ministério da Justiça fazer depender de acusação particular os furtos nos estabelecimentos comerciais mereceu contestação.

Dicas dos especialistas: furtos no retalho
Três especialistas na área dos roubos no retalho – UCT&Secturity, Checkpoint Systems e Maxicofre – dão as suas opiniões relativamente aos furtos nos estabelecimentos comerciais.

Análise Kantar Worldpanel – Congelados
Segundo os dados da Kantar Worldpanel, a categoria de congelados conseguiu crescer, em valor, 2,2% em 2011, bastante acima da evolução dos produtos frescos, que cresceram apenas 0,2%.

Indústria cervejeira pressiona Governo
A Associação Portuguesa dos Produtores de Cerveja (APCV) defende que a carga fiscal penaliza o sector e pede ao Governo medidas que “não perturbem o funcionamento da economia”. Os números da associação indicam que o sector pode contribuir com 1,1 mil milhões de euros para o PIB, gerar directa e indirectamente mais de 75.000 postos de trabalho e exportar mais de 30% da produção para cinco continentes.

Moçambique: Mercado ignorado ou por explorar?
No âmbito do Forum Agro Alimentaria Selection Moçambique 2012 a decorrer nos dias 24 e 25 de Abril de 2012, em Maputo, organizado pela Associação Industrial Portuguesa (AIP), trazemos uma análise ao mercado moçambicano.

Opiniões
As “Opiniões” desta edição pertencem a Pedro Fernandes (Edigma), “A inovação e a criação de emprego”; Nuno Matias (Amen), “.com.br – Um negócio local além-fronteiras”; e Tânia Vicente Coelho (Hays), “Consumo vs Consumismo”.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *