FMCG Homepage Marcas Newsletter

Bruxelas atenta à seca em Portugal e eurodeputado pede acção em vez de fé

Por a 7 de Março de 2012 as 15:53

A Comissão Europeia está em contacto com as autoridades portuguesas por causa da seca na agricultura e espera uma carta formal do Governo com detalhes sobre a situação, disse hoje [Quarta-feira] à Agência Lusa fonte comunitária.

“Temos estado em contacto com as autoridades portuguesas e sabemos que vão enviar uma carta formal, esta semana, com detalhes mais precisos sobre a situação e necessidades específicas”, disse à Lusa o porta-voz do executivo comunitário para a Agricultura, Roger Waite.

O porta-voz adiantou também a ministra da Agricultura, Assunção Cristas, pediu para que o tema fosse introduzido no Conselho de Ministros dos 27, no próximo dia 19, em Bruxelas.

Já o eurodeputado socialista Capoulas Santos solicitou um debate no Parlamento Europeu sobre os efeitos da seca no sector agrícola, ao mesmo tempo que exorta o Governo português a actuar rapidamente, em vez de “invocar a fé”.

Uma nota hoje divulgada em Bruxelas, o porta-voz dos Socialistas Europeus para os assuntos agrícolas indica que apresentou, em nome do grupo, um pedido de debate no hemiciclo, “numa das próximas sessões plenárias”, com o objectivo de poder interpelar a Comissão Europeia em Estrasburgo sobre esta matéria.

Capoulas Santos aponta que, face à gravidade da situação, quer pressionar a Comissão Europeia no sentido de Bruxelas elevar o montante máximo que cada Estado-membro pode atribuir como ajudas de Estado, em situações excepcionais, como é o caso da seca, e que neste momento têm como limite 7.500 euros por exploração agrícola.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *