Destaque Distribuição Homepage Newsletter

70% dos portugueses afirma que corte no subsídio tem impacto nas compras de Natal

Por a 8 de Novembro de 2011 as 11:49

O imposto extraordinário sobre os rendimentos de 2011 vai influenciar o consumo das famílias neste Natal.

 

Segundo um estudo da Cetelem, 70% dos portugueses afirma que os cortes no subsídio irão influenciar as compras de Natal.

Na região Centro do País a percentagem de indivíduos que afirma que o imposto extraordinário terá influência nas compras de Natal atinge os 80%.

No Sul chega aos 75% e no Norte aos 72%. A região de Lisboa surge no estudo como a menos afectada – apenas 53% considera que este imposto extraordinário terá impacto nas compras de Natal.

O estudo revela ainda que 31% dos consumidores portugueses entre os 18 e os 24 anos não recebe subsídio de Natal e, como tal, são os que menos sentirão o impacto dos cortes – apenas 53% dos inquiridos nesta faixa etária refere que poderá diminuir o consumo nesta época festiva.

São as faixas etárias entre os 25 e 34 e os 35 e os 44 anos as que mais mencionam o impacto destas medidas nas compras de Natal (79% e 76%, respectivamente).

“Estamos a viver um período de recessão que, só por si, já leva os portugueses a diminuir o consumo. O corte no subsídio de Natal fará com que a redução no consumo seja ainda maior, como podemos constatar pelas conclusões deste estudo”, afirma Conceição Caldeira Silva, responsável pelo Observador Cetelem em Portugal.

Além do impacto no consumo, o estudo do Observador Cetelem nota ainda que o corte no subsídio de Natal terá impacto nas poupanças dos consumidores (37%) e nos gastos a médio-longo prazo (29%). Apenas para 11% dos inquiridos os cortes não irão ter qualquer tipo de influência.

Esta análise foi realizada em colaboração com a Nielsen e aplicada, através de um inquérito quantitativo, a 500 indivíduos de Portugal Continental, de ambos os sexos, dos 18 aos 65 anos, entre o período de 3 a 4 de Outubro de 2011. O erro máximo é de +4,4 para um intervalo de confiança de 95%.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *