Destaque Distribuição Homepage Newsletter

Carrefour aumenta vendas, mas revê resultados anuais em baixa

Por a 13 de Outubro de 2011 as 11:24

O Carrefour apresentou hoje [Quinta-feira] os resultados referentes ao terceiro trimestre e acumulado dos nove meses de 2011, indicando um crescimento nas receitas (incluindo combustíveis) de 1,6 e 2,2%, respectivamente.

No terceiro trimestre, o segundo maior retalhista mundial e líder europeu alcançou vendas de 22,797 mil milhões de euros, enquanto no acumulado atingiu os 67,353 mil milhões de euros.

Assinala-se, no entanto, a revisão que o retalhista fez relativamente às previsões dos lucros do ano fiscal, indicando Lars Olofsson, CEO do Carrefour, que o retalhista “atingiu vendas estáveis no terceiro trimestre numa conjuntura económica em deterioração, notando-se claramente, uma quebra nos gastos”. Assim, Olofsson refere, em nota de imprensa que “face a este ambiente de incerteza, estamos, de forma prudente, a rever em baixa as nossas previsões para os resultados operacionais, de 15% para 20%”.

Em termos de resultados (incluindo combustíveis) relativamente ao terceiro trimestre, o Carrefour viu um claro abrandamento das receitas no continente europeu, apesar de no mercado interno (França) as vendas terem registado uma ligeira subida de 0,5% para 9,871 mil milhões de euros.

Na restante Europa, contudo, o retalhista registou uma quebra de 2,6% face a igual período de 2010, totalizando 6,597 mil milhões de euros.

As “estrelas” da companhia continuam a estar nos mercados emergentes, com especial destaque para a América Latina, onde o Carrefour registou uma evolução de 10,2% nas vendas, alcançando os 4,292 mil milhões de euros, enquanto na Ásia a subida de 4,3% fez o retalhista chegar aos 2,037 mil milhões de euros.

Lars Olofsson salienta que as vendas “continuam a crescer nos mercados emergentes, com uma performance sólida na América Latina, particularmente, no Brasil [crescimento de 7,1%] e uma expansão contínua na China”.

Já no acumulado do ano 2011, o comportamento das vendas não foram muito diferentes das do terceiro trimestre. Ou seja, crescimento nas economias emergentes e estabilização ou quebra na Europa. Assim, o mercado francês cresceu as vendas em 1,3% para 29 mil milhões de euros, enquanto a restante Europa diminui as receitas em 2,7% para 19,589 mil milhões de euros.

As evoluções registaram, tal como no trimestre, na América Latina, com uma subida de 11,4% para 12,552 mil milhões de euros e na Ásia que, mercê do crescimento de 5,9% nas vendas, o Carrefour chegou aos 6,196 mil milhões de euros.

De referir ainda que as maiores descidas nas vendas tanto trimestrais como no acumulado, foram registadas na Turquia (17,8% no trimestre e -12,6% no acumulado) e na Grécia (-8,4% no trimestre e -7,3% no acumulado).

Durante estes nove meses de 2011, o Carrefour inaugurou ou adquiriu 458 lojas, representando 374.000 metros quadrados de área total, correspondendo a uma área de vendas líquida de 157.000 metros quadrados.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *