Destaque Distribuição Homepage Newsletter

Carrefour “reinventa” carrinho de compras

Por a 11 de Outubro de 2011 as 14:46

O Carrefour iniciou, em cinco hipermercados de França, Bélgica e Espanha, a fase de testes de um novo carrinho de compras, baptizado internamente por “mobi”. O modelo fabricado pela alemã Wanzl facilita, segundo o segundo maior retalhista mundial e líder europeu, a organização da compra com bolsas laterais e locais específicos para acoplar artigos como, por exemplo, vassouras, incorporando, ao mesmo tempo, as mais recentes novidades em termos tecnológicos como tablets e scanner de produtos.

O jornal francês Le Figaro noticia que o “mobi” é mais leve, utiliza menos metal, é mais manejável e silencioso, adiantando Philippe Picaud, Director de Design do Carrefour, que “se os testes junto do consumidor forem bem sucedidos, o modelo poderá tornar-se o carrinho padrão do Carrefour sem limitações geográficas”.

Segundo Christophe Rebours, fundador da agência responsável pelo design do projecto do novo carrinho, esta pode ser uma “revolução nos hábitos de compra dos consumidores”, salientando que “mudámos completamente o perfil do carrinho para que seja possível ao consumidor organizar melhor as suas compras na loja”.

Rebours refere ainda que a aposta recaiu sobre a flexibilidade de utilização, graças às bolsas e diferentes espaços que podem acomodar outros artigos volumosos.

Com uma ranhura onde poderá ser colocada a lista de compras ou um cartão de fidelização, Philippe Picard admite que “aqui podem ser utilizadas soluções mais avançadas como sistemas de informação mais sofisticados integrados ou conectados a smartphones e tablets”.

Além destas inovações, o “mobi” oferece ainda aos clientes do Carrefour a possibilidade de digitalizar os código de barras dos produtos via tecnologia ScanLib, fazendo com que o cliente que não saia com o carrinho no checkout possa receber à mesma o artigo em casa. O retalhista destaca, aliás, que actualmente 10% das compras efectuadas no Carrefour são efectuadas por ScanLib.

O Carrefour aposta na produção em massa deste seu novo carrinho de compras para absorver o custo adicional de produção (10%), estimando o grupo que a chegada do “mobi” às lojas francesas possa funcionar como um impulsionador nas suas vendas.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *