FMCG Homepage Newsletter Vinhos

Exportações da região Tejo aumentam 175%

Por a 27 de Setembro de 2011 as 15:52

Os vinhos do Tejo estimam exportar mais de cinco milhões de garrafas em 2011 e, com 3,8 milhões de garrafas vendidas aos mercados internacionais no primeiro semestre deste ano, já igualaram o registo de exportações alcançado durante todo o ano de 2010.

Para José Pinto Gaspar, presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo), o crescimento de 175% nas exportações dos vinhos da região na primeira metade do ano é um reflexo do aumento do prestígio que estes produtos têm conquistado além-fronteiras .

“Ano após ano temos vindo a quebrar o recorde de vendas para o estrangeiro, o que é um claro indicador de que os mercados internacionais já reconhecem os vinhos da nossa região pela sua excelente relação qualidade/preço”, refere o responsável pela CVR.

De acordo com dados da CVR Tejo, os países europeus compraram, nos primeiros seis meses deste ano, mais de 2,7 milhões de garrafas de vinhos do Tejo, número que equivale a um crescimento de 288% comparativamente ao período homólogo de 2010.

No ranking dos melhores clientes europeus dos vinhos do Tejo, a Suécia lidera destacada. Entre os restantes mercados europeus, Inglaterra , França e Polónia foram os que mais vinhos da região consumiram.

Fora da União Europeia, as exportações de vinhos do Tejo aumentaram 91% face ao primeiro semestre do ano passado, o que equivale à venda de mais de 1,4 milhões de garrafas.

As vendas para Angola continuaram em crescendo, com aquele país a adquirir, entre Janeiro e Junho, perto de um milhão de garrafas, o que permitiu aos vinhos do Tejo aumentar em 200% o desempenho neste mercado.

Na China as exportações aumentaram quase 30%, para 212 mil garrafas, ao passo que o Brasil foi o terceiro país fora da União Europeia que mais aderiu aos vinhos do Tejo, com 181 mil de garrafas compradas.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *