FMCG Vinhos

Vinho.tv aposta na formação

Por a 8 de Setembro de 2011 as 11:47

O vinho.tv escolheu Outubro para dar inicio à área de formação.

 

Numa primeira fase, estão disponíveis cinco cursos com diferentes níveis de dificuldade e forte componente prática.

Os cursos são ministrados por dois formadores: Rodolfo Tristão, Sommelier, consultor de vinhos e professor de Enogastronomia na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, e Maria João de Almeida, jornalista e crítica especializada em vinhos.

“São cursos muito práticos. As formações que já existem no mercado são bastante mais teóricas e a ideia foi criar cursos que dão a conhecer o vinho através das provas. No fundo, damos às pessoas uma ferramenta prática”, explica o formador.

Neste curso de 24 horas, divididas por vários dias ao longo da semana, serão provados 60 a 80 vinhos. Temas como viticultura, vinificações, regiões vinícolas portuguesas, castas portuguesas e internacionais, vinhos generosos ou como organizar a cave de vinhos, são algumas das temáticas abordadas presentes no programa deste curso.

 

Curso de Vinhos «Expresso»: Para apreciadores de vinho que não têm muito tempo mas querem aprender o essencial sobre a matéria. Nesta formação são apresentadas as noções básicas do vinho e as técnicas de prova. Com prova de 10 a 12 vinhos, o curso tem a duração de 3 horas, em horário pós-laboral.

Curso de nível I «À procura de Baco»: Um curso para quem é apreciador de vinho e tem interesse em aprofundar e perceber melhor o tema. Além da aprendizagem das noções básicas do vinho e das técnicas de prova, serão abordados outros temas como a importância das temperaturas, que tipos de copos utilizar, como servir vinhos, entre outros. Com prova de 20 vinhos, esta formação dura 8 horas, divididas por dois dias.

Curso de nível II «No Trilho de Baco»: Apenas para quem já possui o nível I e procura aprofundar os conhecimentos de quem já sabe apreciar vinho. São abordados e aprofundados temas como os vinhos portugueses, vinhos monocasta versus vinhos complexos ou vinhos do mundo. São provados entre 25 a 30 vinhos, sendo que no segundo dia de formação haverá uma prova de tapas e vinhos para abordar a harmonização entre comida e vinho. Esta formação tem a duração de 8 horas divididas por dois dias.

Curso de nível III «À Conversa com Baco»: Disponível para quem já tem o nível I e II, pretende continuar a aprofundar os conhecimentos. O curso dura 12 horas, divididas por três dias, sendo que cada dia é dedicado a diferentes temáticas: 1º) Vinhos novos versus vinhos velhos, 2º) Vinhos portugueses versus vinhos do mundo, 3º) Vinhos raros.

Curso de Vinhos Profissional: Dirigido a profissionais da área (sommeliers, chefes de cozinha, chefes de sala e empregados de mesa, produtores de vinho, estudantes da área de gastronomia e vinho, entre outros), permite aprofundar conhecimentos de forma a prestar melhor serviço no posto de trabalho.

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *