FMCG Vinhos

Produção de Vinhos Verdes mantém crescimento

Por a 1 de Setembro de 2011 as 12:33

Segundo as últimas previsões avançadas pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), a produção de Vinho Verde deve manter o crescimento sustentável verificado nos últimos cinco anos. Os dados apontam para uma vindima idêntica à de 2010, ano em que se produziram 86 milhões de litros, mais 4% do que na colheita anterior, constituindo a região dos Vinhos Verdes, de acordo com Manuel Pinheiro, presidente da CVRVV, a única no País “a não ter menos produção de vinho em 2011”.

Um dos factores que contribui para as previsões positivas feitas pela CVRVV prende-se com o processo em curso na região de reestruturação da vinha, que, por ser mais nova, sofre menos com o clima. Outro aspecto que ajuda a explicar as estimativas para a colheita deste ano tem a ver com o facto de os produtores de Vinho Verde terem controlado atempadamente o míldio, doença que provocou grandes estragos noutras regiões do País.

As previsões para a vindima de 2011 indicam ainda uma diferença de produção entre o litoral, Alto Minho (Monção/Melgaço e Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca), Barcelos, Braga e Amares e o interior, nomeadamente os concelhos de Amarante, Baião, Celorico de Basto, Ribeira de Pena, Mondim de Basto e Cabeceiras de Basto. A tendência para uma ligeira subida na região litoral, em contraste com a do interior, resulta de uma menor incidência de míldio e ainda de um aumento da área de nova vinha.

“Estamos, de facto, optimistas em relação à vindima deste ano, porque as previsões de colheita apontam para valores semelhantes aos do ano de 2010, quando a produção aumentou mais de 4%”, declara Manuel Pinheiro, presidente da CVRVV, concluindo ainda que “as novas vinhas plantadas são uma garantia de que a vindima terá muito boa qualidade”.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *