Destaque Distribuição

Special K lidera lineares no segmento linha

Por a 22 de Julho de 2011 as 12:35

A Special K (Kelloggs) lidera os lineares com uma quota de espaço de 35,90%, seguido de Fitness (Nestlé) com 34,13%, quando analisado o segmento Linha por marca no total mercado.


A Marktest efectuou durante o mês de Julho, um teste sobre a categoria de Cereais de Pequeno-Almoço, através do Departamento de Estudos para a Grande Distribuição.

Os estudos da Marktest utilizados foram o e- Foliotrack – Análise de Folhetos, e o Precise – Auditoria Ponto Venda, este último na vertente espaço de linear em cm’s e recolha de PVP. As recolhas decorreram na semana 27 de 2011.

Quando analisado o segmento Linha por Insígnia, a Marktest concluiu que Fitness tem a maior quota de espaço de linear nas lojas Pão de Açucar com uma média de 46,58%. Enquanto a Special K obtêm a maior média de quota de espaço nas lojas Intermarché (ITM) com 42.28%.

Das 148 lojas analisadas, o Continente do Colombo é a loja que tem o maior linear de Cereais com cerca de 29 metros.

Através do módulo de análise de Preço, a Marktest considerou para as recolhas os artigos Special K 375g, Nestlé Fitness 375g e Nestlé Chocapic 375g. Em todos os skus foram apenas assinalados os preços das embalagens standard.

Special K 375gr regista o PVP (Preço de Venda ao Público) Mínimo nas lojas Intermarché com €1,99. O PVP Médio mais elevado foi de €2,69 nas lojas Continente Bom Dia, ECI e Minipreço.

Nas unidades Pão de Açúcar a Marktest encontrou simultaneamente o PVP Mínimo e PVP Máximo de Fitness 375g, com €2.29 e €2.64 respectivamente.

Chocapic 375g é o artigo que consegue atingir a maior “regularidade” de PVP Médio com um valor de €2,39 para a maioria das insígnias, tendo apenas o ITM a 2.37€ e o E`Leclerc a 2.32€.

Em termos de inserções em folheto, e através da plataforma e-Foliotrack, que reúne toda a informação sobre folhetos promocionais para o sector da Grande Distribuição, foi feita uma análise da categoria de Cereais para o primeiro semestre de 2011 versus 2010.

No primeiro semestre de 2011, a categoria regista um total de 616 inserções em folheto, mais 5 inserções em folheto face ao período homólogo. Em ambos os períodos, a Nestlé lidera. Em 2011, o Share of Voice (SOV) da multinacional suíça é de 44,48%. A marca Kellogg’s, por sua vez, perdeu 43 inserções em folheto, tendo este ano um SOV de 17,69%.

 

 

 

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