Ponto de Venda Tecnologia

Zetes acelera expansão africana com compra da ProScan

Por a 24 de Junho de 2011 as 11:24

Presente no mercado africano há vários anos, através das suas actividades no âmbito da Identificação de Pessoas, a Zetes adquiriu a ProScan, uma empresa da África do Sul líder no campo da cadeia de abastecimento, introdução automática de dados e soluções de mobilidade.

O grupo Zetes alarga, assim, a sua cobertura geográfica no âmbito das suas soluções de Identificação de Bens a um novo continente, detendo a ProScan cerca de 170 funcionários em quatro instalações (Joanesburgo, Cidade do Cabo, Durban e Port Elizabeth).

Andrew Fosbrook, director-geral do grupo ProScan, admitiu estar satisfeito com a junção à Zetes, admitindo, em comunicado que “as nossas duas empresas oferecem os seus serviços ao mesmo tipo de clientes e partilham a mesma visão de negócio. A Zetes oferece-nos o acesso aos seus conhecimentos, experiência e competências em termos de tecnologias e soluções, que se contam entre as mais avançadas do mundo. Em particular, esperamos beneficiar das fortes competências do Grupo no campo do reconhecimento de voz e da impressão/afixação de etiquetas, para impulsionar o nosso progresso”.

Já Alain Wirtz, CEO da Zetes, afirma que “a ProScan oferece uma base de operações sólida em África para as soluções de Identificação de Bens da Zetes. Existe, neste continente, uma grande procura por soluções de rastreabilidade, em particular para monitorizar matérias-primas. Esta é uma região em forte desenvolvimento, que oferece um importante potencial ao grupo. A África representa uma expansão natural para a Zetes, que já detém uma forte presença em Identificação de Pessoas. A África do Sul constituiu uma base ideal para ficar a conhecer toda a região sul do continente. A ProScan possui uma equipa sólida, com experiência em identificação automática, e é considerada líder de mercado. A seu tempo, esta subsidiária também poderá servir de base africana para expandir o negócio da Identificação de Pessoas. Estamos muito satisfeitos por acolher a equipa da ProScan no grupo e desejamos poder continuar a trabalhar juntos para promover o seu sucesso e progresso.”

De referir que, em 2010, a ProScan alcançou um volume de negócios de 15 milhões de euros, com um EBITDA de cerca de 1 milhão de euros. A aquisição da empresa isenta de dívidas totalizou os 5,2 milhões de euros. A transacção entrará em vigor no dia 1 de Julho de 2011 e as receitas e resultados da ProScan, que irá operar com o nome ZetesProScan, irão contribuir para os resultados do grupo a partir do segundo semestre de 2011.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *