Agenda FMCG Marcas

Economia paralela representa 33 mil milhões de euros em Portugal

Por a 21 de Junho de 2011 as 17:18

A Visa Europe e a A.T. Kearney vão apresentar, em Lisboa, no próximo dia 30 de Junho, no Inspira Santa Marta Hotel, Sala Bica, o estudo “Economia Paralela na Europa, 2010”.

Em Portugal, a economia paralela representa 33 mil milhões de euros, ou seja, cerca de 20% do Produto Interno Bruto (PIB), um valor muito próximo da média dos países da União Europeia e do Sul da Europa, onde a economia paralela representa mais de 2 biliões, aproximadamente 20% da riqueza produzida na Europa.

De acordo com o estudo, em Portugal 2,5 mil milhões de euros podem ser recuperados com a introdução de medidas que desburocratizem o sistema judicial, agravem as coimas e sentenças relacionadas com a evasão fiscal, dificultem o trabalho e as vendas não declaradas e limitem os pagamentos em dinheiro – os principais factores da economia paralela em Portugal.

O estudo, desenvolvido por Friedrich Schneider, da Universidade de Linz na Áustria, e pela consultora A.T. Kearney, para a Visa Europe, analisou a estrutura da economia paralela em 12 sectores de actividade económica, em 12 países europeus, incluindo Portugal.

A apresentação conta com a presença de Jeremy Nicholds, Head of Consulting and Commercial Development da Visa Europe, Sergio Botelho, Country Manager da Visa Europe Portugal e Pedro Castro, Principal da A. T. Kearney em Portugal.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *