Destaque FMCG Marcas

Preços dos alimentos continuarão altos até 2012, adverte a FAO

Por a 8 de Junho de 2011 as 10:11

Os preços dos produtos básicos agrícolas permanecerão altos e voláteis até 2012, segundo a última análise divulgada pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO).

O relatório “Perspectivas Alimentares” cita “a forte queda dos stocks frente a um modesto aumento da produção geral na maioria dos cultivos”.

Os especialistas consultados pela FAO e citados pela Agência France Press salientam que “os próximos meses serão cruciais para determinar a forma com a qual os principais cultivos se comportarão este ano”.

As perspectivas são “promissoras” em alguns países, como na Rússia e na Ucrânia, apesar de as condições meteorológicas em outros países poderem prejudicar os rendimentos do milho e do trigo tanto na Europa como na América do Norte.

“A situação geral dos cultivos agrícolas e dos produtos alimentares é de tensão, com os preços mundiais em níveis obstinadamente altos, o que supõe uma ameaça para muitos países de baixo rendimento e com deficit de alimentos”, denunciou David Hallam, director da Divisão de Comércio e Mercados da FAO, à agência.

Os preços internacionais dos alimentos, que no início do ano subiram bruscamente até os níveis alcançados na crise alimentar de 2007-2008, caíram 1% em Maio, segundo os índices da entidade internacional.

As quedas dos preços dos cereais e do açúcar foram responsáveis pela leve baixa do índice de Maio, compensando os aumentos nos preços da carne e dos lacticínios, observam os especialistas.

As perspectivas actuais para os cereais em 2011 apontam a uma colheita recorde de 2,315 mil milhões de toneladas, com um aumento de 3,5% em relação a 2010.

A FAO espera que a produção mundial de trigo fique 3,2% acima da reduzida colheita do ano passado.

As perspectivas preliminares para a produção mundial de arroz apontam também a uma colheita recorde de 463,8 milhões de toneladas, com um aumento de 2% em relação ao ano passado.

As reservas mundiais de cereais ficaram no fim da campanha agrícola de 2012 em 494 milhões de toneladas, com uma evolução de apenas 2% em relação aos níveis iniciais muito baixos.

Segundo o relatório, o equilíbrio mundial de oferta e procura de açúcar aponta para algumas melhoras sustentadas pela previsão de uma grande produção em 2010/2011, que possivelmente deverá superar o consumo pela primeira vez desde 2007/2008.

O índice internacional para o preço da carne alcançou um novo recorde com 183 pontos em Maio de 2011 e a combinação de uma forte procura importadora e uma disponibilidade limitada para a exportação apontavam a uma maior firmeza nos preços durante os próximos meses.

O mercado de peixe recuperou este ano e a produção em 2011 aproxima-se de um novo recorde, “mas os preços deverão ser impulsionados por uma forte procura por parte dos países em desenvolvimento”, admite a FAO.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *