Logística

CHEP certificada pela sua gestão sustentável

Por a 29 de Março de 2011 as 11:27

A CHEP, empresa global que opera na prestação de serviços de pooling de paletes e contentores, anunciou recentemente que as operações da empresa na Europa receberam a mais elevada certificação do Forest Stewardship Council (FSC) e do Programa para o Reconhecimento de Sistemas de Certificação Florestal (PEFC). Estas entidades, que são duas das organizações de gestão florestal mais respeitadas do mundo, reconheceram o cumprimento rigoroso da CHEP relativamente à gestão sustentável da madeira para as paletes. A CHEP é agora a única empresa no mundo que dispõe das certificações FSC e PEFC em vários locais.

Juan José Freijo, CHEP Europe, Middle East & Africa’s (EMEA) Director of Sustainability, comentou: “Esta certificação permite que a CHEP garanta aos nossos clientes que todos os nossos produtos de madeira são adquiridos de acordo com as regras do FSC e do PEFC e que a madeira adquirida provém de fontes legais e sustentáveis. A actual certificação abrange o Reino Unido, Espanha, França e Bélgica e planeamos expandi-la num futuro próximo de modo a abranger todos os países europeus em que operamos”.

O FSC é uma organização internacional considerada como uma referência para todas as normas de gestão florestal e conta com o apoio total de organizações não governamentais de defesa do ambiente, incluindo a Greenpeace e o World Wildlife Fund. O PEFC promove a sustentabilidade através da certificação de terceiros e proporciona um mecanismo de registo para os compradores de produtos de madeira e papel que garante que estes promovem a gestão sustentável das florestas.

Bart De Laender, Sourcing Manager da CHEP EMEA para as paletes de madeira, explica: “A obtenção das certificações FSC e PEFC demonstra o nosso empenho em agir com integridade e respeito pela comunidade e pelo ambiente em tudo aquilo que fazemos. Além disso, o FSC e o PEFC aderiram à certificação da Cadeia de Responsabilidade (CoC), que fornece provas de que os produtos certificados provêm de florestas certificadas e bem geridas.”

A procura de produtos florestais certificados tem crescido drasticamente nos últimos anos e as empresas que desejam comercializar neste mercado têm de alcançar a sua própria certificação CoC e serem sujeitas a auditorias independentes por uma entidade de certificação acreditada. Parte deste processo requer que sejam mantidos registos detalhados das compras e vendas, de modo a que os artigos certificados possam ser identificados em relação à sua fonte.

Segundo Freijo: “A nossa política de aquisição sustentável garante que compramos 100% da madeira que utilizamos nos nossos centros de serviço a partir de fontes certificadas. A CHEP está empenhada em quantificar e monitorizar o impacto dos nossos negócios e dos dos nossos fornecedores e parceiros de negócio. A nossa intenção é proporcionar as melhores soluções da cadeia de abastecimento que cumpram as necessidades dos nossos clientes e minimizem o nosso impacto e o deles sobre o ambiente.”

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