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Amanhã no Hipersuper: Entrevista ao Presidente da Centromarca

Por a 15 de Março de 2011 as 22:00

Amanhã é dia de mais uma edição do Jornal Hipersuper. Nesta edição destacamos a entrevista a João Paulo Girbal, presidente da Centromarca, em que o responsável pela associação que representa as marcas denuncia o facto da distribuição estar a subsidiar as suas marcas próprias com as Marcas de Fabricante (MDF). Numa conversa em que Girbal se distância do termo “guerra” para descrever a tensão entre distribuição e produção, o presidente da Centromarca chama a atenção para “mais um processo de concentração disfarçada” na distribuição, com as já anunciadas estratégias de lojas/mercearias de proximidade por parte dos dois principais retalhistas a operar em Portugal.

No “Retalho”, destaque para a fusão do Modelo no Continente, numa operação descrita como a solução de “um bom problema”. O Continente aparece, assim, numa arquitectura de marca composta por três insígnias no que foi entendido como um “passo estratégico” para a marca e sector em Portugal. Continente, Continente Modelo e Continente Bom dia passam a ser as insígnias do retalho alimentar da SonaeMC.

Estivemos também presentes no que foi apelidado como o “Combate da Década” entre as Marcas da Distribuição e Marcas de Fabricante. O estudo da agência de publicidade BBZ revela as crenças mais enraizadas dos consumidores sobre as marcas, concluindo que “perante um cenário em que não há constrangimento de orçamento, os consumidores colocam nos carrinhos MDD e MDF. Mas quando reduzimos o orçamento em 35%, as pessoas optam automaticamente por MDD”.

No “Retalho”; destaque, também, para o lançamento do primeiro serviço online de subscrição de música ambiente para espaços comerciais devidamente licenciado junto das entidades que protegem os direitos de autor de músicos e editoras pela Waymedia.

A 6.ª edição do Seminário Retalho da Arquiconsult, sob o mote “Intelligent Marketing”, trouxe a Portugal Carsten Wulff, director da LS Retail, que apresentou a nova versão da solução integrada com o ERP Microsoft Dynamics NAV. “Chegou a hora de conhecer os clientes como indivíduos, o marketing de massas já não é eficaz”, revelou.

A Netsonda, especialista em estudos de mercado online, e a Work Value, responsável pela introdução do eyetracking em Portugal, trouxeram para Portugal o “mobile eyetracking”. Os óculos incorporam tecnologia que permite identificar e registar o movimento dos nossos olhos.

No “Retalho”, salientamos a apresentação do “ADN da Distribuição”, uma análise mensal feita por José António Rousseau sobre os elementos do código genético da Distribuição.

Ainda no “Retalho”a, emnos faz uma leitura relativamente à fidelização nos dados das caixas registadoras e ao jogo que está a mudar tanto para as empresas de retalho como para os consumidores.

Na “Produção”, além da entrevista ao presidente da Centromarca, destaque para a entrevista a Rui Miguel Nabeiro, administrador da Delta Cafés, a propósito da inauguração da primeira loja DeltaQ no Brasil. Para o responsável da companhia de cafés, “ a estratégia de internacionalização do DeltaQ passa por explorar mercados onde a Delta Cafés já está presente”.

Produtor de marca de fabricante e marca própria, a Mendes Gonçalves não teme esta concorrência, até porque, segundo revela Calos Gonçalves, administrador da Gonçalves Mendes, “as MDD representam mais de 70% do mercado logo não podemos estar fora deste segmento”.

As lojas do El Corte Inglés (Lisboa e V.N. Gaia) serviram de montra à acção de promoção da região de Castela e Leão. Ao todo são 19 empresas que pretendem reforçar a presença dos produtos da região em Portugal. Em entrevista, Carlos Teresa Heredia, Director-geral do Comércio e Indústria da Junta de Castilla y León e CEO da Excal, revela que “o agro-alimentar é um dos principais valores exportáveis” da região espanhola.

A Kantar Worldpanel analisa para esta edição o mercado de “Caldos”, concluindo que, “apesar da ‘Conveniência’ ter sido em 2010 um dos vectores mais importantes nas compras, a categoria não conseguiu crescer nem em valor nem em volume”.

Do Alentejo trazemos a inovação da Herdade vale da Rosa que, depois de conquistar os ingleses com as uvas sem grainha, vira-se agora para o mercado nacional onde esta variedade começa a ganhar adeptos.

Para terminar a “Produção”, entrevistámos Mark Tyers, director-geral, e Luís Miguel Negrão, director de Vendas, da área de Detergentes da Henkel, que admitiram ter travado o crescimento das marcas brancas”.

Nas “Bebidas”, estivemos presentes na apresentação dos resultados da Unicer. A exportação foi a principal alavanca da Unicer no ano 2010 e os resultados apresentados por António Pires de Lima, CEO da companhia, revelaram isso mesmo.

Na “Logística”, Gerrit-Jan Steenbergen, especialista em rastreabilidade na Zetes Burótica, prevê que o consumidor vai consultar na Web toda a informação que precisa para efectuar uma compra segura, salientando que os retalhistas “têm de redesenhar sistemas de informação”.

Numa edição enriquecida com o “Conselho dos Notáveis”, colocámos à consideração do painel questões relacionadas com a nova estratégia da SonaeMC para a marca Continente, aposta da SonaeMC e Jerónimo Martins nas lojas/mercearias de proximidade, a alteração que os smartphones estão a proporcionar entre consumidores e retalhistas, as MDD, o preço das matérias-primas e consequente reflexo no preços dos produtos e a Alimentaria&Horexpo 2011.

Isto tudo além dos artigos de opinião: “Releasing cash from within – Estratégias de optimização do working capital”, de Nelson Fontainhas (Deloitte); “Produtos de grande consumo: Máxima protecção da origem ao ponto de venda”, de Javier Huelamo (Checkpoint Systems Portugal); “Watson: a solução para o retalho”, de António Pedro Ribeiro (IBM); “Objectivo: falhar”, de Pedro Fernandes (Edigma); “Normas de sincronização de dados GS1 alavancam o Portal de Informação Alimentar em Portugal”, de João Picoito (GS1 Portugal Codipor); “As obrigações dos produtores e vendedores no cumprimento da garantia legal em contrato de compra e venda”, de Elionora Cardoso (Mestre em Direito e docente universitária); “Novos hábitos de consumo empurram o Retalho para novas formas de inovação comercial”, de João Fanha (Gateway Portugal); e “Âncora de carreira no retalho – As reais motivações dos profissionais do sector”, de Tânia Vicente Coelho (Hays).

Boas leituras.

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