FMCG Marcas

Portugal viverá insegurança alimentar, frutas e legumes são as principais “vítimas”

Por a 4 de Março de 2011 as 11:55

A subida do preço dos alimentos pode levar Portugal a viver um período de insegurança alimentar, com as frutas e legumes a arriscarem-se a ser os primeiros excluídos da dieta dos portugueses, alerta a Associação Portuguesa de Nutricionistas (APN).

“O preço é um dos factores que leva à decisão de compra dos alimentos. É evidente que a subida do preço pode condicionar as escolhas alimentares”, declara à agência Lusa a presidente da APN, Alexandra Bento. Mesmo que o País não atravesse “focos de fome”, a insegurança alimentar será uma realidade. “Podemos ter dificuldade de acesso nos alimentos e na escolha dos alimentos corretos. Daqui podem advir erros alimentares que se refletem no estado de saúde”, avisa Alexandra Bento.

Estas consequências não são imediatas, revelando-se em problemas de saúde que demoram tempo a surgir, como a obesidade ou problemas cardiovasculares. “Se já tenho dificuldade na gestão do meu dinheiro e não tenho noção como devo organizar o meu dia alimentar, então posso ter uma mistura explosiva. Determinadas franjas da população podem começar a ter um dia alimentar que não é equilibrado”, refere a nutricionista.

*Lusa

Um comentário

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *