Destaque Distribuição Feiras FMCG Logística Marcas Veículos Vinhos

Amanhã no Hipersuper: Entrevista ao Director de Área de Feiras da FIL, João Lourenço Vieira

Por a 1 de Março de 2011 as 22:00

Amanhã é dia de mais uma edição do Jornal Hipersuper. Nesta edição destacamos a entrevista a João Lourenço Vieira, Director de Área de Feiras da FIL, que, a menos de um mês da realização da Alimentaria&Horexpo 2011, nos garantiu que “quem visita a Alimentaria vem com objectivo de negócios”. Além disso, o responsável pela área de feiras da FIL revelou que o propósito de juntar a Alimentaria, Horexpo e Tecnoalimentaria foi, fundamentalmente, para dar uma “maior e mais completa resposta aos sectores envolvido na feira e, por outro, garantir um menor investimento quer aos expositores, quer aos visitantes”.

No “Retalho”, o Scantrend da Nielsen, dá conta que o ano 2011 começou com um crescimento de 0,6% na facturação dos Bens de Grande Consumo (BGC). Os dados mostram que as Marcas de Fabricante (MF) iniciaram o ano a perder vendas (-2,8%) vs período homólogo, enquanto as Marcas de Distribuição+Primeiros Preços (MDD+PP) desaceleram o seu crescimento versus período anterior mas crescem +7,9% vs período homólogo.

Na “Produção”, destaque para o Especial dedicado ao mercado das carnes. Numa primeira abordagem, os números da Kantar Worldpanel indicam que Os Mosqueteiros – com as insígnias Intermarché e Ecomarché – é o grupo retalhista mais importante na compra de carne pelos lares portugueses, com uma quota de mercado de 13,8%, em volume, seguido pelo Pingo Doce com 13,2%.

No mesmo Especial, os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) indicam que o consumo de carne cresceu 7,7 quilos em cinco anos, avançando, por sua vez, a Nielsen que 96% dos lares compra carne.

Ainda no Especial, Artur Moreira, Director Comercial da ElPozo, admite que “a distribuição é pouco colaborante na resposta às tendências, concluindo que 2011 será um ano “difícil e exigente”.

Para terminar a “Produção”, a Kantar Worldpanel identificou que uma das tendências de consumo para o ano de 2010 é a substituição por parte dos shoppers portugueses, na procura pelas melhores ofertas e preços, trocando alguns produtos por alternativas mais baratas. A consultora não fala, contudo, só da troca da marca habitual por MDD. Nem da troca por produtos em promoção. Apesar destes aspectos existirem, salienta a troca directa entre um produto por outro produto substitutivo mais barato.

Nos “Vinhos”, Manuel Pinheiro, Presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), revela que para o Vinho Verde, o crescimento passa pela exportação. Representando a segunda região mais importante em termos de vendas (INA+INCIM, INA e INCIM), os Verdes ligaram-se à “joaninha” da Jerónimo Martins, com o objectivo de explorar o mercado polaca. Até porque, segundo Manuel Pinheiro, “a exportação não tem de seguir a via tradicional”; considerando as redes de distribuição a nível europeu um excelente parceiro de negócio.

Na “Logística”, a feira CEMAT 2011 será o palco escolhido pela Linde para apresentar as suas mais recentes novidades no mercado dos empilhadores eléctricos com capacidade das 2 às 5 toneladas. O Hipersuper desvenda o que empresa irá mostrar na Alemanha.

Já nos “Veículos”, é a vez da Iveco lançar as soluções ECO, aplicadas com tanto sucesso aos Veículos Comerciais Ligeiros como, por exemplo, na EcoDaily, à Stralis.

Numa edição enriquecida com o “Conselho dos Notáveis”, colocámos à consideração do painel questões relacionadas com a recessão e a acusação feita pelo chairman da Jerónimo Martins, Alexandre Soares dos Santos, ao Governo de que “não vale a pena continuar a mentir”; a estratégia de expansão da mesma Jerónimo Martins, os apoios à exportação e os respectivos mercados a explorar; a possível paralisação nacional das transportadoras; e o aumento dos preços das matérias-primas.

No único artigo de opinião desta edição, Nancy Almeida (Hays), escreve sobre “Avaliar competências no retalho – As etapas fundamentais”.

Boas leituras!

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *