Recheio aposta no “Amanhecer”

27 de Janeiro de 2011 por Victor Jorge

O Recheio, operação grossista do grupo Jerónimo Martins (JM), vai apoiar as lojas de comércio tradicional através do seu projecto “Amanhecer”, com a abertura das primeiras unidades a acontecer no próximo dia 3 de Fevereiro em Viana do Castelo e na Baixa de Lisboa.

Trata-se de um acordo de cooperação comercial entre o Recheio e os proprietários de lojas alimentares de pequena e média dimensão e que se encontrava em desenvolvimento há um ano.

Este projecto, que não é franchising, assenta na reconversão e adaptação da loja de comércio tradicional ao layout e naming “Amanhecer”, bem como à oferta da marca própria “Amanhecer” nas lojas dos futuros parceiros da Recheio, insígnia que conta com cerca de 40.000 clientes no comércio tradicional. Na conferência de imprensa que marcou oficialmente o lançamento deste projecto, David Lopes, director-geral do Recheio, salientou a vasta gama de produtos alimentares de marca própria que os comerciantes poderão passar a oferecer aos seus clientes, revelando que, neste momento, esse número está nos 130 produtos, esperando o responsável que dentro de um a dois anos aumente para 250.

De resto, David Lopes admitiu no encontro com os jornalistas que “o comércio tradicional e os valores que lhe estão associados têm espaço para renascer”, referindo que este é o “nosso contributo para manter viva a tradição do comércio alimentar de proximidade e, por essa via, fidelizar e aumentar a nossa base de clientes, por um lado, e aprofundar as relações comerciais já existentes, por outro”, deixando o desejo de terminar o presente exercício de 2011 com 20 a 25 lojas “Amanhecer”.

Destacando a forte aposta que o Recheio fará na marca própria “Amanhecer”, o director-geral evidenciou também o papel que os Frescos irão desempenhar na oferta disponibilizada pela insígnia de cash&carry do universo da Jerónimo Martins, revelando, igualmente, que será a Recheio o responsável por toda a operação logística inerente ao negócio do comerciante.

Engane-se, contudo, quem pense que as lojas “Amanhecer” serão um local de venda exclusivo da marca própria do Recheio, admitindo, no entanto, David Lopes que “queremos, naturalmente, que a maioria dos produtos à vendas nessas lojas seja da nossa marca”. Caso isso não se verifique, o responsável do Recheio aceita dois cenários: “ou são produtos que não temos”, especificando que a marca “Amanhecer” é de produtos alimentares, excepção feita aos guardanapos, papel higiénico e pouco mais, “ou não estamos a fazer o nosso trabalho de casa, o que significa que não estamos a proporcionar ao comerciante os melhores preços e, por isso, ele recorre a outras soluções”.

Para evitar isso, David Lopes salientou a aposta que o grupo, no seu todo e não só o Recheio, faz na qualidade dos produtos, “sendo o único operador em Portugal com processo de certificação de marca própria”, salientando mesmo que “no dia em que não garantirmos a qualidade dos produtos, destruímos o projecto”.

Assumindo que terá de existir um investimento por parte dos interessados, os responsáveis do Recheio salientam as sinergias – como, por exemplo, o concurso a fundos comunitários, negociação nos custos com utilities, publicidade comunicação, entre outros – que advêm desta parceria, destacando David Lopes que “a logística é mesmo a maior sinergia que poderemos oferecer”.

De resto, o director-geral do Recheio deixou escapar o investimento que a Jerónimo Martins está a efectuar no maior centro logístico do País, localizado no Poceirão, e que deverá ficar pronto em meados de 2012.

Quanto à questão da marca própria e da sua proveniência, David Lopes foi claro: “importamos muita coisa pela simples razão de não haver ninguém a produzir em Portugal”. E comentou: “não nos podemos esquecer quem produz as marcas próprias. Não são os distribuidores”, salientando, contudo, que cerca de 70% dos produtos de marca própria “Amanhecer” é produzida em Portugal.

No que diz respeito à possibilidade deste projecto poder vir a fazer concorrência aos supermercados Pingo Doce, David Lopes disse que “o perfil de consumidor é diferente. Enquanto o consumidor do Pingo Doce é um cliente de uma ou duas compras por semana, nas lojas ‘Amanhecer’ estamos a falar em visitas diárias”.

Destacando ainda o facto do Recheio ser a insígnia grossista que maior crescimento registou, o director-geral da insígnia deixou claro que o sucesso deste projecto “não será medido em número de lojas a abrir até ao final do ano”, o responsável admitiu que “deverá haver uma maior procura para adesão fora dos grandes centros de Lisboa e Porto, apesar de pensar que é este tipo de loja que faz sentido nas grandes cidades”.

Levantado foi, também, o véu relativamente a uma nova marca para a Hotelaria “visível a todos”, ou seja, ao contrário da MasteChef, marca mais técnica, a nova “gourmets” será “para cima da mesa”.

     
  • Notícias relacionadas

    No related posts.

149 respostas a “Recheio aposta no “Amanhecer””

  1. joao camacho diz:

    Bom dia!
    Sou proprietário de um terreno com 5000m2 de área em Zona Comercial e Urbana situado no Pinhal-Novo, ao lado do ALDI, e em frente do LIDLE. Vendo ou Alugo.Se por acaso se enquadrar no v/projeto agradeço que me contactem

    cumprimentos
    joao camacho

  2. José Carlos Silva Guerreiro diz:

    Bom dia ,
    Gostaria de ser contactado ,no intuitode saber as condições de adesão ao V/ projecto da cadeia Amanhecer.
    Zona Porto Covo, Concelho de Sines.
    Sem mais
    Obrigado
    José Silva

  3. manuel balocas diz:

    tenho um minimercado ha trinta e tres anos em lisboa nas avenidas novas sou vosso cliente com a firma balocas e esteves lda gostaria de ter informacao das condicoes de adesao ao projecto da cadeia amanhecer obrigado manuel balocas

  4. carla diz:

    ola sou do fundão e gostava de abrir um negocio por conta própria estava a pensar numa mercearia frutaria como posso fazer para ter a vossa ajuda.
    aguardo resposta.
    obrigada

  5. F diz:

    Trabalho na area da distribuiçao por conta de outrem e gostaria de obter mais informaçao acerca do modelo de negocio Amanhecer

  6. leonor diz:

    ola, trabalho ha 20 anos em supermercado e gostava de criar o meu proprio negocio, ou seja ter um minimercado na zona de silves ou portimao!
    gostava de obter mais informaçao sobre o vosso projecto amanhecer

    agradecida pela atençao
    leonor

  7. fernando lino marques diz:

    boa tarde! Eu tenho uma padaria-cafetaria na zona da travagem a qual é pegada a uma loja mini-preço do qual sou um dos proprietários,e encerrará em abril.Como gostaria de montar lá um minimercado e alguém me ter falado dos produtos amanhecer gostaria de obter informaçao ou ate mesmo uma proposta para efectuar a montagem do mesmo.
    Sem mais assunto….Fernando marques

  8. Ferreira diz:

    Gostava de ser cantactado afim de falar sobre o assunto pois pode haver interesse mutuo,de uma situação muito interessante

  9. luis pinho diz:

    gostava de saber tudo sobre lojas amanhecer temos um supermercado com 700m

  10. jose vieira diz:

    Boa tarde queria saber informaçoes sobre o vosso projecto ” AMANHECER ” gostaria de abrir em Mtosinhos ou leça da palmeira .

  11. manuela rodrigues diz:

    Chamo-me Manuela -Rodrigues sou vossa cliente no recheio do porto com o n de cliente 16288, tenho um mini mercado em matosinhos-sul,nao é muito grande.a loja é minha e ja aqui estou a 7 anos, sera que posso aderir ao vosso projeto, ou é so com areas maiores que a minha?

  12. Rui diz:

    Boa tarde. Tenho lido e ouvido comentários muito interessantes acerca do “Projeto Amanhecer” e gostaria, se possível, de ser contactado e de obter mais informações.

    Obrigado.

  13. Ema Castelhano diz:

    Tenho um mini mercado e ando a equcionar a parceria com outra entidade. Reconheco as valias do grupo Jeronimo Martins bem como o retorno que ambos poderiamos obter

  14. celeste moreira diz:

    Boa tarde,trabalho a 26 anos em mini mercado e vou abri o meu próprio negócio, em Arrifana Santa Maria da feira.Gostava de obter mais informações sobre o vosso projeto AMANHECER.

  15. celeste moreira diz:

    Boa tarde,trabalho 26 anos em mini mercado e vou abrir o meu próprio negócio,em Arrifana Santa Maria da Feira gostava de obter mais informações sobre o vosso projeto AMANHECER.
    OBRIGADA PELA ATENÇÃO
    CELESTE MOREIRA

  16. fátima costa diz:

    Boa tarde, tenho 27 anos sou licenciada em educaçao de infancia, mas ainda nao consegui trabalho na area, e tenho tido ao longo do tempo experiencia em supermercados. tenho experiencia em varias áreas como repositora, caixeira e supervisora. atualmente trabalho num franchising da sonae “meu super”, mas gostava de abrir o meu próprio negócio,e gostaria de saber quais as vossas condiçoes. gostaria de abrir em cantanhede distrito de coimbra.

  17. Isabel Mateus diz:

    Boa Noite, Tenho uma loja Gourmet na Moita e gostaria de a transformar numa mercearia Amanhecer, como é isso possível e qual a previsão de tempo para conversar-mos sobre este assunto, uma vez que gostaria de dar algo com mais vida á zona onde se encontra localizado o meu estabelecimento, isto tudo para não ter que fechar a loja, pois que como Gourmet não tem qualquer incentivo, estou um pouco desolada daí gostar de transformá-la em mercearia do Bairro será que é possivel ajudarem-me.
    Com os meus cumprimentos, aguardo a vossa resposta, obrigada.

  18. Fernando Ferreira diz:

    Gostava de ser contactado por V.Exas para uma possivel parceria de abertura de um espaço AMANHECER em Tomar Tenho o espaço comercial novo com 1500m2 com acessos de cargas e descargas e numa das Ruas mais movimentada de Tomar. Zona de muita população. Obrigados e aguardo o contacto.

  19. Quintino Vicente diz:

    Olá, eu sou o Quintino, vivo na Madeira e tenho muita experîência em negócios e gostava de abrir um supermercado, por isso quero saber mais informações sobre o vosso projeto AMANHECER. Obrigados e aguardo o vosso contacto.

  20. João Martins diz:

    Boa noite,
    Estou a contactar no intuito de obter informações sobre o vosso projecto Amanhecer.
    A ideia seria a criação de um projecto de raíz, numa vila, no Distrito de Faro.
    Agradeço desde já a atenção dispensada.

    Com os melhores cumprimentos,
    João Martins

  21. Clotilde Correia diz:

    Bom dia, gostaria de saber os passos a dar para abertura de uma unidade “Amanhecer”. Somos duas pessoas interessadas em abrir um negócio, e este foi um projecto que nos pareceu fiável. Qual o montante, qual o tipo de zona aconselhada para abrir, existem royalties e outro tipo de informações relacionadas com o assunto, são questões a esclarecer. Fico portanto, a aguardar um contacto, obrigada.

    Clotilde Correia

  22. daniela monteiro diz:

    boa tarde, o meu nome e daniela,estou desempregada e com muita vontade e nessecidade de voltar a trabalhar,no meu curriculum só vêem experiência em supermercados e neste momento esta difícil de encontrar trabalho,principalmente aqui na zona de Sesimbra.
    gostaria de saber como e que faço para poder abrir um minimercado amanhecer,mas preciso da vossa ajuda pois isto está mesmo mal. Muito obrigada daniela monteiro

  23. patricia diz:

    Boa tarde,o meu nome é Patricia sou da margem sul mais propriamente do montijo e perto do bairro onde moro existia uma cooperativa que com muita pena dos moradores não aguentou e acabou por fechar. Visto este espaço estar desaproveitado (nem sei se o alugariam)e eu apesar de também não ter muitas possibilidades gostava de ter mais informações do que é necessário para abrir um minimercado com os vossos produtos, se vocês financiam ou é tudo a nossa custa, e tudo o que é necessário para que o projeto passe a ação. Aguardo alguma resposta.Obrigada

  24. vera saraiva diz:

    Venho por este meio pedir mais esclarecimentos sobre as vossas lojas assim como o tipo de investimento que se tem que fazer, a loja que se tem que adquirir, o local, etc.
    Acho um projecto interessante e talvez uma saída profissional pois neste momento encontro-me desempregada.
    Sem outro assunto fico a aguardar uma resposta vossa com brevidade, obrigado.

  25. helder carneiro diz:

    OLA BOA TARDE sou cliente do recheio braga 43254 tenho um supermercado com secçao de peixe fresco,apostei a cerca de 3 meses na marca amanhecer na minha localidade onde naõ existia na area alimentar,lacticinios ,bolachas e nectares tem corrido bastante bem,gostaria de ter dados sobre o projecto lojas amanhecer.

    helder carneiro
    lustosa,lousada
    supermercado bom dia

  26. Carolina Neves diz:

    boa tarde gostaria de ser contactada pelos senhores no sentido de ver uma possibilidade abrir uma loja amanhecer em Alvito, tendo em conta que a população para fazer as suas compras deslocam-se muito a Viana do Alentejo.
    Fico à espera de uma resposta,
    c/ melhores cumprimentos.

  27. filipa diz:

    Boa noite gostaria de obter mais informações sobre o grupo amanhecer.
    Quero abrir um negocio no ramo alimentar.
    Tenho ouvido falar muito da vossa parceria com o pequeno comercio e não sei como obter a vossa ajuda se possível agradecia uma resposta da vossa parte.
    Quanto à qualidade dos produtos, sei que são óptimos pois tenho consumido alguns.
    Obrigado pela vossa atenção.

  28. luciano soares diz:

    sou dono dum mini mercado ,gostaria de vender produtos vossos,obrigado 913904858

  29. sandra marina teixeira diz:

    Boa tarde! estou a pensar em abrir um mini mercado,e gostaria de ter a vossa parceria. Agradecia que me informassem mais sobre o assunto.
    Obrigada pela atençao.

  30. Andreia Bastos da Silva Tavares diz:

    Olá boa tarde, gostaríamos de obter informações sobre o vosso projecto amanhecer. Somos duas raparigas desempregadas e gostaríamos de abrir um minimercado na nossa localidade, Freixedas-Pinhel. gostaríamos de obter informação ou ate mesmo uma proposta para efectuar a montagem do mesmo.
    obrigada,aguardo contacto.

  31. António diz:

    Boa Tarde
    A minha esposa está desempregada, e já andamos a ver loja para abrir mercearia em Ribeirão (V.N.Famalicão). Na zona não existe oferta neste segmento.
    Gostava de ter mais informações sobre as vossa parceria e quem sabe uma proposta.
    Grato e cumprimentos.

  32. César Silva diz:

    boa noite, tenho um espaço que foi mercearia durante muitos anos do grupo coop, que entretanto fecharam. gostaria de saber informações sobre o “projecto Amanhecer” uma vez que penso em reabrir esse mesmo espaço que se situa em Casais das Comeiras (Aveiras de cima).
    obrigado

  33. paula mendes diz:

    Boa tarde, também eu estou muito interessada em saber mais sobre esta matéria. Possuo o meu espaço embora esteja pouco caracterizado e a marca Amanhecer é muito promissora já a comercializo e tenho um óptimo retorno de satisfação do cliente. Aguardo resposta.

  34. Aliona diz:

    Boa tarde! Estou interesada em abrir um mini mercado e gostaria de ter a vossa ajuda. Agradecia que me informassem mais sobre o assunto.
    Obrigada pela atençao.

  35. fernando pereira diz:

    Olá! quero montar um supermecado em Melres, Gondomar, com a vossa insignia, tenho já em vista uma loja com 240m2 de área de venda e 90m2 para armazem.
    Gostava de ser contatado brevemente.

  36. sonia diz:

    Sou enguenheira prestes a ficar desempregada,gostava de aproveitar esta oportunidade para abrir um negocio por conta própria e apostar numa mercearia de bairro, apostando na proximidade. Tive conhecimento deste Vosso projecto recente AMANHECER que encarei como uma forte possibilidade. Acho que este projecto tem futuro em zonas habitacionais onde não há oferta.

  37. Teresa diz:

    Boa tarde,
    Gostaria de obter informações sobre o vosso “projeto Amanhecer”.
    Resido em Azambuja

    Desde já obrigado pela atenção

  38. Maria diz:

    Boa tarde
    Tenho uma loja com 150m2 e mais 50m2 arrumos em Armação de Pera,perto da praia,
    gostaria de saber os requesitos para poder abrir uma loja
    com o vosso projecto AMANHECER.

    Muito Obrigada

  39. Alberto cardoso diz:

    Bom Tarde,
    Gostaria de ser contactado, para saber as condições de adesão ao V/ projecto da cadeia Amanhecer, a instalar na cidade de Torres Novas
    Sem mais
    Obrigado
    Alberto Cardoso

  40. Lidia diz:

    Bom dia. Sou da zona de Resende. Estou a pensar abrir o meu próprio negócio e gostaria de saber como posso obter a vossa ajuda. Obrigada.

  41. Horácia Lourenço diz:

    Boa tarde sou da zona de Cova da Piedade Almada e gostaria de abrir o meu próprio negócio. Mas gostaria de saber certos detalhes sobre a vossa ajuda para abrir o negócio.
    Sem mais
    Obrigado
    Horácia Lourenço.

  42. Ola boa noite, chamo-me carla, estou a enviar este mail porque em breve vou abrir um mini mercado e gostaria de saber se posso por os vosso produtos a venda gostaria de uma resposta rapida se nao for pedir muito, obrigado, boa noite.

  43. marta miranda diz:

    Pretendo abrir um mini mercado, como fazer para abrir um com os vossos produtos agradeço resposta, moro em barcelos e aqui nao há nenhum mercado amanhecer

  44. Ana Brito diz:

    ola
    sou de Portimão e gostava de abrir um negocio por conta propria, estava a pensar num mini-mercado, como posso ter a vossa ajuda.
    aguardo resposta.
    atentamente

  45. Mcdashortas diz:

    TENCIONO ABRIR UMA LOJA EM BUARCOS JUNTO Á PRAIA .GOSTARIA DE TER MAIS INFORMAÇÕES.OBRIGADA

  46. Marta diz:

    Ola Fernando, vivo em Tomar e gostaria de saber onde é o seu estabelecimento, obrigada :)

  47. Susy Mimo diz:

    Boa noite

    Gostaria de ser contactada, no sentido de me informarem como poderia, eventualmente, aderir ao V/ projecto da cadeia Amanhecer, em Palhais(Barreiro). Melhores cumprimentos Susana Reis

  48. Cátia carvalho diz:

    Eu gostava de abrir um mini mercado no meu bairro só que não consigo achar um espaço e que no meu bairro não temos nada só a cafés gostaria de ser contactada obrigado.

  49. Manuela Gonçalves diz:

    Estou interessada em saber como funciona ao vosso projeto, visto estar a pensar abrir uma loja em Gondomar. Como tive um cafe foi vossa cliente durante quinze anos no Recheio de Ermesinde. Será que posso ir lá e falar com alguem do escritorio?

Deixar uma resposta