Destaque Distribuição

Vendas do Carrefour ultrapassam os 100 mil milhões

Por a 14 de Janeiro de 2011 as 11:08

O segundo maior retalhista mundial e líder europeu apresentou as contas relativamente ao exercício 2010, indicando uma subida de 5,8% nas vendas face a 2009, totalizando 101,018 mil milhões de euros contra os 95,5 mil milhões obtidos no ano anterior.

O retalhista francês informa em comunicado que o principal mercado continua a ser o doméstico, tendo crescido 1,5% para 41,9 mil milhões de euros, enquanto o restante mercado europeu (excluindo França) registou uma quebra de 1,4% nas vendas, caindo para 33,6 mil milhões de euros.

É na América Latina e Ásia que estão os mercado de maior crescimento do Carrefour, verificando-se que no primeiro a evolução das vendas foi de 31% para 17,6 mil milhões de euros, enquanto a região asiática incrementou as vendas em 30,7% para 7,9 mil milhões de euros.

Lars Olofsson, CEO do Carrefour, refere no comunicado de apresentação das contas do retalhista que “numa conjuntura desafiante, particularmente, no segundo semestre, conseguimos vendas sólidas”. Reconhecendo que 2010 foi um ano de contrastes para o Carrefour, Olofsson revela que “o nosso plano de transformação está a ser desenvolvido e permite-nos apresentar resultados fortes à medida que melhoramos a imagem de preço e aumentamos quota de mercado em França, ao mesmo tempo que obtemos resultados promissores das lojas piloto Carrefour Planet e reduzimos custos em 500 milhões de euros”.

Olofsson destaca ainda o crescimento registado pelo retalhista nos mercados emergentes, salientando os resultados obtidos em países como “Bélgica, Polónia, Taiwan e operação Dia”.

Foi, de resto, no quarto e último trimestre do ano que o retalhista obteve os melhores resultados, tendo aumentado as vendas em 5,1% na globalidade, chegando aos 27,1 mil milhões de euros, representando, assim, quase 27% das vendas totais anuais.

França continua, neste particular, a ser o líder com 11,2 mil milhões de euros de receitas, seguida da restante Europa (9 mil milhões) e América Latina e Ásia (4,9 e 1,9 mil milhões, respectivamente).

Em relação a Portugal, o Carrefour adianta que as vendas anuais da operação Dia aumentaram 0,2%, passando de 915 para 917 milhões de euros, enquanto nos últimos três meses do exercício de 2010, as contas indicam uma recuperação, com as receitas a crescerem 3,2% para 232 milhões de euros contra os 225 milhões do mesmo período do ano transacto.

Quanto ao parque de lojas Carrefour no mundo, o retalhista informa que terminou o ano com 15.937 pontos de venda, distribuídos por França (5.494), Europa (excl. França com 8.302), América Latina (1.385) e Ásia (756). Em termos de formatos, é o hard discount que lidera o número de lojas, com 6.373 pontos de venda, seguido das lojas de conveniência (5.059), supermercados (2.952), hipermercados (1.401) e cash&carry (152).

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *