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Carrefour considera venda de negócio discount

Por a 19 de Novembro de 2010 as 10:18

De acordo com notícias recentes publicadas na revista de negócios francesa Challenges, o Carrefour parece estar a considerar vender o seu negócio discount. A revista refere que o retalhista já confiou ao banco BNP Parisbas com a “auditoria estratégica” do seu negócio discount em todo o mundo.

Um membro do comitée executivo do Carrefour foi inclusivamente citado: “Não existem temas tabú entre nós”. Outra fonte próxima do processo citada pela revista francesa referiu que a auditoria tinha sido solicitada “para examinar a sustentabilidade do modelo económico destas lojas num grupo como o Carrefour”.

A venda do Dia já tinha sido, aliás, considerada em 2007 pelo anterior responsável máximo do maior retalhista europeu e segundo a nível mundial, José Luís Duran. Na altura, também o director da insígnia Dia, Javier Campos, se tinha demonstrado favorável à venda, mas a ideia foi colocada de parte de pois de Lars Olofsson ter sucedido a Duran, em Janeiro de 2009, e ter, à partido discordado dela.

Com o negócio avaliado em 4 mil milhões de euros, Olofsson admitiu, na altura (2009) que “ a minha prioridade vai para colocar o Dia de volta aos bons resultados”.

Entretanto, o just-food.com refere que Ricardo Curras, director-executivo do Dia, não comenta quaisquer notícias de uma possível venda do Dia, adiantando que as receitas da insígnia deverão crescer 0,5% no actual exercício e que o Dia iria abrir 400 lojas em 2011. De acordo com a notícia, o Dia espera, inclusivamente, entrar em novos mercados na Europa e América do Sul.

Com o objectivo de revitalizar o negócio no mercado doméstico, o Carrefour tem reconvertido as lojas Ed para Dia, desde 2009. O programa de reconversão, que se baseia no modelo Dia em Espanha (o mercado de origem da insígnia), está previsto terminar em 2013, sendo certo que nestes nove meses de 2010, as receitas like-for-like das lojas Ed em França têm caído 9,2%.

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