FMCG Marcas

Sovena inaugura investimento de 9 milhões no Alentejo

Por a 10 de Novembro de 2010 as 16:17

A Sovena, inaugurou hoje (Terça-feira) o maior lagar de azeite do País, localizado em Ferreira do Alentejo. Com um investimento de 9 milhões de euros, o Lagar do Marmelo possui mais de 5.500m2 e capacidade de extracção de 8 milhões litros/ano, e foi co-financiado pelo PRODER, assumindo-se como um dos investimentos agrícolas mais relevantes e simbólicos de Portugal realizados nos últimos anos.

Este projecto da empresa detida pelo grupo Nutrinveste e que detém as marcas de azeite Oliveira da Serra em Portugal e Andorinha no Brasil, através da Elaia, uma joint-venture entre a Nutrinveste e a Atitlan, é uma aposta forte no olival português e que se iniciou com um projecto de aquisição e plantação de cerca de 10.000 ha de olival português.

Desde o início deste projecto, em 2007, a Sovena agregou 57 herdades distribuídas por três pólos e adquiriu 5.200 ha de olival do Projecto Terra, fazendo de Oliveira da Serra a marca com o maior olival do mundo.

“O ano 2010 veio a revelar-se um ano estratégico para a Sovena na medida em que viu concretizados dois objectivos: o reforço da sua posição no olival a nível mundial que envolve a plantação de cerca de 10.000 ha e agora, com a inauguração do Lagar do Marmelo que vai permitir ao grupo fechar a sua cadeia de valor”, refere António Simões, presidente da Sovena. “Este investimento, pelo que significa em termos requalificação e expansão da área de olival, demonstra uma clara aposta na agricultura portuguesa. Acreditamos que, com estes projectos, estamos a contribuir para o reforço de posição da Sovena no sector oleícola nacional e para elevar a posição de Portugal no panorama mundial do azeite”, salienta António Simões.

O Lagar do Marmelo irá criar cerca de 200 postos de empregos directos, para além de servir as necessidades de produção da empresa beneficiando directamente as suas marcas de azeite, irá dar apoio aos olivicultores da região que queiram laborar azeitona e não tenham lagar promovendo, assim, o escoamento do azeite desses mesmos olivicultores. Desta forma, o lagar apresenta-se como um importante investimento para a actividade da empresa mas também como apoio ao desenvolvimento das actividades de muitos pequenos olivicultores da região.

O novo lagar foi construído no coração do principal núcleo de olivais da empresa, junto à Herdade do Marmelo, em Ferreira do Alentejo, o que permite que o tempo decorrido entre a apanha das azeitonas e a extracção do azeite seja o menor possível, garantindo desta forma uma extraordinária qualidade e a máxima preservação da riqueza organoléptica do azeite. O lagar está equipado com modernas linhas de extracção para garantir as melhores características organolépticas (sabor e aroma) do azeite e uma moderna zona de armazenagem, tanques em inox com temperatura e ambiente controlados, de modo a conservar toda a qualidade do azeite.

Para celebrar a inauguração deste novo lagar, A Sovena produzirá uma edição especial de azeite – Oliveira da Serra que se chamará Lagar do Marmelo e que celebra a primeira campanha do lagar.

Um comentário

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *