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Amanhã no Hipersuper: Entrevista PIXmania

Por a 14 de Setembro de 2010 as 21:00

Amanhã é dia de mais uma edição do Jornal Hipersuper. Neste número destacamos a entrevista a Rui David Alves, Deputy Head of Business Development Sul da Europa da PIXmania, que acaba por concluir que o objectivo do retalhista é “vender tudo”. E reforça: “quando digo tudo, quero mesmo dizer tudo”.

De resto, o responsável pelo desenvolvimento do negócio da PIXmania salienta que é em Portugal que está a loja que mais factura na Europa e que Portugal está a subir no ranking de receitas da companhia. A subida do 11.º posto (em 2007) para o 6.º lugar (2010) é prova da vontade do consumidor português em “ter sempre a última novidade”.

Para este ano está garantido o modo de pagamento a crédito, a integração de computadores portáteis, para até ao final do ano fiscal (Abril de 2011) proceder-se à deslocalização da loja do Saldanha e expansão para as ilhas (Madeira e Açores).

De resto, no “Retalho”, divulgamos o último Scantrend da Nielsen referente à quadrisemana 29/32 de 2010. Os dados mostram que os Bens de Grande Consumo (BGC) tiveram um crescimento na facturação de 4% face ao mesmo período de 2009.

Também no “Retalho”, damos a conhecer as lojas Frost´s. Pertencente ao universo Eurofrost, este novo conceito de loja de proximidade – dedicada exclusivamente à venda de produtos ultracongelados – está já presente com quatro pontos de venda. Até meados de 2011, Vasco Cova, Director da Eurofrost, espera inaugurar mais seis lojas.

Na “Produção”, entrevistámos Luís Santos, Director de Marketing da Sovena, por causa do lançamento de uma reformulação do óleo Fula. Caracterizada pela redução do cheiro a fritos, o responsável de Marketing da companhia que detém marcas como Oliveira da Serra, Andorinha ou Vegê, refere que o objectivo é “consolidar os 30 a 31% de quota de mercado de Fula”, salientando, contudo, que em “cenários mais optimistas”, essa quota poderá chegar aos “33%”.

Também na “Produção”, analisamos o mercado de Arroz e Massas, dois segmentos que constituem uma grande fatia da base alimentar em Portugal. A culinária nacional tem ligações estreitas aos bagos brancos, enquanto nas massas, menos tradicionais, entraram pouco a pouco nos lares nacionais. Certa é o engordar das Marcas de Distribuição (MDD) nestes dois mercados.

Ainda na “Produção”, a Kantar Worldpanel analisa o mercado do Salmão. A consultora refere que este peixe cresceu 9% em valor no último ano móvel, com destaque para o salmão congelado, devido à sua conveniência.

Para finalizar a “Produção”, damos a conhecer uma nova forma de publicidade. Seja no tapeta rolante do hipermercado ou nos camiões TIR, há a possibilidade de apostar no movimento para divulgar uma marca. Para tal, a Alternative Media apresenta o “On Wheels”.

No único artigo de opinião desta edição do Jornal Hipersuper, Tânia Coelho (Hays) escreve sobre “A crise de candidatos no sector do retalho”.

Numa edição enriquecida com o “Conselho dos Notáveis”, colocámos à consideração do painel questões relacionadas com a entrada da Galp na venda de combustíveis “low cost” e qual a possibilidade da gasolineira nacional ser seguida pelos concorrentes directos, a campanha de comunicação do Lidl ao fim de 15 anos de estar presente em Portugal, os reflexos da abertura das grandes superfícies aos domingos e feriados à tarde, a aposta na agricultura, anunciada pelo ministro da Agricultura, e, finalmente, a entrada de um produtor português de renome no segmento de vinhos de baixo preço.

Boas leituras!

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