Destaque Distribuição

Amanhã no Hipersuper: Os horários das grandes superfícies

Por a 27 de Julho de 2010 as 22:00

Amanhã é dia de mais uma edição do Jornal Hipersuper. Neste número destacamos o artigo relativamente à mais recente decisão do Governo no que diz respeito aos horários das grandes superfícies comerciais. Foi no dia 22 de Julho de 2010 que o Conselho de Ministros tomou a decisão alargar os horários das superfícies comerciais com mais de 2.000 m2 para entre as 6 e as 24 horas todos os dias da semana, ou seja, domingos e feriados incluídos.

Na opinião do ministro da Economia, Vieira da Silva, termina uma “excepção que não tem racionalidade ou razão de ser” e “facilita a vida dos cidadãos”.

Como esperado houve de imediato reacções favoráveis e outras contra esta decisão que deixa às câmaras municipais o ónus de autorizar a aberturas destas grandes superfícies entre as 6 e 24 horas. APED congratulou-se por, finalmente, ver uma reivindicação antiga ser aprovada, enquanto a CCP critica esta decisão, admitindo que vai ter profundas implicações no tecido económico e empresarial do País.

Na “Produção”, analisamos o mercado das Conservas&Enlatados, uma das mais fortes indústrias portuguesas nos palcos internacionais. A produção de conservas de peixe em Portugal atinge 50 mil toneladas por ano, sendo que cerca de 60% das latas destinam-se ao mercado externos.

Também na “Produção”, entrevistámos Miguel Rita, director de Marketing da GL, que, após o novo lançamento da marca So Natural, confidenciou ao Jornal Hipersuper que “isto é fruta à colher. Os outros estão no mercado dos produtos esterilizados e derivados”. Certo é que a GL quer tornar a marca numa referência no segmento de produtos de fruta.

Para fechar “Produção”, a Kantar Worldpanel analisa o mercado das “Frutas&Legumes”, salientando que a diminuição do preço médio por quilo estimulou o consumo destas duas categorias, ajudado ainda pelo reforço do consumo dentro dos lares portugueses.

“Nos Vinhos”, entrevistámos Bruno Albuquerque e Mário Machado, director de Negócios e enólogo da Unicer, respectivamente. Após várias “ameaças” que davam conta de um negócio desinteressante e mesmo uma possível venda, a Unicer fez a sua análise do negócio, concluindo Bruno Albuquerque que “os vinhos geram margens interessantes”.

Numa edição enriquecida com o “Conselho dos Notáveis”, colocámos à consideração do painel questões relacionadas com o pagamento de portagens nas SCUT, a nova taxa do IVA, o e-commerce de produtos alimentares, a detecção da existência de práticas abusivas no sector da distribuição por parte da Comissão Europeia, o mais recente estudo da A.T. Kearney que dá conta de que ainda existe potencial de crescimento na distribuição organizada em Portugal e, finalmente, a apresentação de uma nova entidade destinada à promoção internacional de frutas, legumes e flores.

Isto tudo além dos artigos de opinião: “De produtos brancos a marcas d o distribuidor”, de Duarte Xara Brasil (ESCE); “Os terroirs, as castas e o marketing na região do Tejo”, de José Pinto Gaspar (CVR Tejo), e “Especialização vs Polivalência – Um equilíbrio dinâmico”, de Nancy Almeida (Hays).

Esta é a última edição do Jornal Hipersuper antes das férias de Verão. A próxima edição em papel estará de regresso a 2 de Setembro de 2010, mas a newsletter diária estará de volta a 17 de Agosto.

Boas leituras e boas férias!

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *