Logística

Siemens integra projecto de inovação da DHL

Por a 20 de Julho de 2010 as 11:00

A Siemens, companhia mundial de electrónica e tecnologia de grupo, tornou-se parceiro mundial da DHL através da integração no projecto de inovação DHL. A parceria envolve o apoio à DHL através do conhecimento especializado e tecnologias de ponta. A força motriz deste projecto reside na unidade de Soluções&Inovações DHL, responsável pelos projectos de pesquisa e inovação do grupo transversal a toda a rede mundial. Os dois parceiros identificaram como áreas prioritárias de cooperação o desenvolvimento de soluções integradas de transportes e o desenvolvimento do programa, recentemente lançado, “Megacities”.

“Com a Siemens, encontrámos um parceiro que partilha a nossa visão, conceitos e ideias orientadas para o futuro, e cuja competência e conhecimento vem reforçar o nosso projecto de inovação. Uma vez que ambas as empresas operam a nível global, esta parceria vai abrir certamente oportunidades e sinergias em vários mercados”, afirma Petra Kiwitt, Head of DHL Solutions&Innovations, em comunicado.

A Siemens e a DHL pretendem melhorar o desempenho do SmartTruck, o veículo de entregas inteligente que já se encontra em funcionamento na DHL Berlim, através do sistema inteligente de gestão de tráfego como parte do planeamento dinâmico das rotas de entrega. Para alcançar este objectivo, os dois parceiros encontram-se a testar de forma prática a integração do Centro de Gestão de Tráfego gerido pela Siemens, cuja tecnologia de grupo permite recolher e analisar a informação e dados do tráfego. Estes dados podem ajudar a melhorar o planeamento da rota do DHL SmartTruck. Além disso, está a ser desenvolvido um projecto para a integração de um sistema móvel de reconhecimento óptico de caracteres e verificação de componentes, o OCR Optical Character Recognition, que vai ajudar a acelerar os processos de classificação e assim garantir que a preparação das rotas se torne mais rápida e fácil.

“Estamos ligados ao grupo Deutsche Post DHL através de uma parceria bem sucedida há vários anos. Prova dessa parceria é a distribuição da última geração de máquinas de classificação de correio standard e de grandes volumes. Estamos ansiosos por ajudar o grupo Deutsche Post DHL a tornar a sua visão numa realidade, recorrendo às nossas inovações tecnológicas”, considera, por sua vez, Stefan Keh, Head of Infrastructure Logistics of Siemens Mobility.

A segunda prioridade da cooperação DHL e Siemens diz respeito ao planeamento de cenários futuros para a logística em grandes aglomerações urbanas, as chamadas mega cidades. Estas cidades estão surgir sobretudo na América do Sul e na Ásia, exigindo no imediato o desenvolvimento de novos conceitos de transportes e logística. Ambas as empresas já desenvolveram os primeiros projectos nesta área, de forma independente uma da outra. A parceria serve agora como a base de partida para, em conjunto, chegarem a novas soluções para a logística das cidades, com a DHL recorrendo à sua especialização da logística e entregas, e a Siemens através do seu conhecimento técnico especializado. O objectivo da cooperação é optimizar as estruturas dos sistemas de transporte, para reduzir os volumes de transporte e, como resultado, também diminuir as emissões de CO2.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *