Logística

Porto de Sines cresce 71% no movimento de contentores

Por a 15 de Julho de 2010 as 10:56

Nos primeiros seis meses de 2010 o Porto de Sines movimentou mais 71% de contentores do que em igual período do ano passado, tendo registado um total de 164.992 TEU (twenty-foot equivalent unit) movimentados no Terminal XXI.

De acordo com a administração do Porto de Sines, este crescimento nos contentores foi sustentado por “uma evolução muito positiva dos tráfegos de transbordo e de importação/exportação com origem e destino no mercado Ibérico”. Concretamente no que diz respeito a este tráfego, verificou-se um notável crescimento de 46%, registo que reforça a posição do Porto de Sines como privilegiada porta Atlântica do mercado Ibérico. Neste aspecto ganhar importância o facto de o Porto de Sines ser o único porto da costa Atlântica da Península Ibérica que oferece ligações directas de e para mercados chave como são o caso dos Estados Unidos e Ásia.

Globalmente, o Porto de Sines cresceu 9% na movimentação de mercadorias, crescimento este puxado fortemente pela carga geral e pelos granéis líquidos.

O aumento da carga movimentada foi acompanhado também por um incremento no número de navios operados no porto, tendo nos primeiros seis meses deste ano decorrido mais 19% de operações comerciais face a igual período do ano transacto.

Estes indicadores positivos de crescimento consolidado garantem ao Porto de Sines a liderança do sector portuário nacional e, com os investimentos em curso em toda a área portuária e respectivas acessibilidades, permitem perspectivar a afirmação desta infra-estrutura portuária no panorama ibérico e europeu, reforçando a sua condição de Porta Atlântica da Europa.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *