Destaque Distribuição

Amanhã no Hipersuper: Água, a bebida que permanece sempre “in”

Por a 29 de Junho de 2010 as 22:00

Amanhã é dia de mais uma edição do Jornal Hipersuper. Neste número destacamos a análise feita ao mercado das águas em Portugal. Da expressão “água, fonte da vida” à conclusão “água, fonte do mercado” vai apenas um pequeno gole. Os indicadores estatísticos afirmam que a sede por esta bebida, outrora descrita como “incolor, inodora, insípida”, mantém-se pujante.

No “Retalho”, destaque para o lançamento de um novo research – CDH (Consumer Decision Hierarchy) -, cuja finalidade passa por ajudar retalhistas e fabricantes a melhorar a fidelidade e aproveitar melhor as visitas dos consumidores às lojas. Em entrevista, Sónia Antunes, Kantar Worldpanel Director (Portugal), revela-nos que o CDH “permite redesenhar ou reorganizar o linear de uma categoria, ajustando-o não só às actuais necessidades do consumidor, como sobretudo conseguir uma organização que produza melhores vendas”. A responsável da Kantar Worldpanel admite mesmo que uma das vantagens deste modelo é permitir “uma organização do linear para a época Outono/Inverno e outro Primavera/Verão”.

Na “Produção”, visitámos as regiões banhadas pelo Mar Cantábrico, onde as empresas estão de olhos postos em Portugal. A meta é dar início ou reforçar as ligações comerciais com o nosso País.

Também na “Produção”, a visita à fábrica do Tronco, parte integrante do “código genético” da Nestlé Portugal, deixou uma certeza: a Buondi foi seleccionada pela empresa como marca internacional para café torrado no segmento de consumo fora do lar.

Para finalizar a “Produção”, a Kantar Worldpanel analisa o mercado de “Sobremesas” (em pó e prontas). As Marcas de Fabricante conseguem, de acordo com a consultora, “ter uma grande prevalência nos dois segmentos que constituem a categoria.

Na “Logística”, fomos conhecer a central logística da GCT em Palmela, onde o grupo investiu 7 milhões de euros para edificar um centro de armazenamento e distribuição. O objectivo é centralizar a actividade e diminuir os custos fixos.

Numa edição enriquecida com o “Conselho dos Notáveis”, colocámos à consideração do painel questões relacionadas com os feriados e respectivas pontes, a produtividade durante o Mundial de Futebol na África do Sul e respectivas folgas para ver os jogos da Selecção Nacional, a fusão da CIP com a AIP e AEP, normas sobre rotulagem e grau de pobreza no nosso País.

Isto tudo além dos artigos de opinião: “E se um dia lhe quiserem compra a empresa…, de Hugo Marques (Deloitte); e “Mudança nas organizações – (des)alinhar de interesses”, de Marta Pinto (Hays).

Boas leituras!

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *