Logística

11 países criam secretariado no domínio dos transportes e da logística

Por a 8 de Junho de 2010 as 15:33

Os onze países que fazem parte da parceria da dimensão setentrional no domínio dos transportes e da logística (Northern Dimension Partnership on Transport and Logistics, NDPTL) aprovaram hoje (Terça-feira) a criação de um secretariado para a parceria no âmbito da conferência sobre as jornadas RTE-T, a realizar em Saragoça (Espanha). O acordo formal para a criação do secretariado da NDPTL foi assinado por sete parceiros (Alemanha, Suécia, Dinamarca, Lituânia, Letónia, Estónia, Noruega ), enquanto os restantes quatro parceiros (Polónia, Finlândia, Rússia, Bielorrússia ), na pendência da conclusão dos seus procedimentos internos, adoptaram uma declaração de intenções que lhes permitirá juntarem-se às partes signatárias nos próximos meses.

O vice-presidente Siim Kallas, responsável pelo pelouro dos transportes, refere, em comunicado, que “trata-se de um marco importante para o reforço do mercado dos transportes numa zona situada na encruzilhada entre o Oeste, o Leste, o Norte e o Sul”, congratulando-se ainda com a vontade dos parceiros – membros e não-membros da UE – de “planearem o sistema de transportes do futuro numa perspectiva regional, em vez de nacional”.

A Comissão, que, no plano formal, não faz parte do secretariado, desempenhou o papel de mediador no apoio aos parceiros NDPTL com vista ao estabelecimento de um acordo que permita a operacionalidade do secretariado a partir de 1 de Janeiro de 2011. O secretariado será acolhido pelo Banco Nórdico de Investimento (NIB), com sede em Helsínquia, que partilhará com os parceiros as suas competências no financiamento de projectos.

Kallas acrescentou ainda que “é tempo de identificar os projectos que constituirão a espinha dorsal do sistema de transportes da região. Os projectos não devem centrar-se apenas nas infra-estruturas; é possível efectuar importantes melhoramentos através de uma coordenação reforçada entre as políticas de transportes, do desenvolvimento de soluções logísticas e da promoção da cooperação em modos de transporte inteligentes”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *