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Amanhã no Hipersuper: Entrevista ao Presidente da CCP

Por a 31 de Maio de 2010 as 22:45

Amanhã é dia de nova edição do Jornal Hipersuper. Nesta edição destacamos a entrevista ao Presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), João Vieira Lopes. Tendo feito uma antevisão muito negativa sobre as medidas anunciadas pelo Governo no crescimento económico, o Presidente da CCP aponta os serviços como uma das áreas com maior potencial de exportação.

No que toca ao alargamento dos horários das grandes superfícies e à criação de emprego, João Vieira Lopes foi taxativo: é uma postura completamente ilusória. Ainda sobre o alargamento dos horários das grandes superfícies, a CCP mantém a posição: “lojas alimentares acima dos 300 m2 e lojas não alimentares acima dos 500 m2 fechadas aos domingos”.

No “Retalho”, destaque ainda para o Seminário da Centromarca. Identidade desconhecida é o mais recente termo a integrar o léxico diário das empresas de produtos de marca. Os fabricantes decidiram dar tréguas às marcas próprias dos distribuidores de grande consumo e declararam guerra às “marcas desconhecidas”.

Ainda no “Retalho”, destaque para as redes sociais, onde a mais popular do mundo já tem mais de 300 milhões de utilizadores. Os portugueses dedicam actualmente, em média, 70 minutos por dia ao Facebook. Fica a questão: “Será que as marcas podem abdicar de uma rede social que já tem mais de 300 milhões de utilizadores no mundo?”

Para terminar o “Retalho”, marcámos presença na Conferência Nielsen, chegando à seguinte conclusão: “Há mais vida para além do preço?” Há pois! A segunda conclusão retirada desta conferência foi a de que os portugueses estão entre os menos confiantes da Europa.

Na entrevista após a conferência, Francisca Lino Neto, Consumer Research Director da Nielsen, deixou um recado nestes tempos de crise: “Há que resistir a baixar preços!”

Na “Produção”, entrevistámos Vera Mota, Gestora de Marketing da Saloio, que admitiu que as exportações da empresa irão aumentar 2% em 2010. A gama de queijos de cabra Palhais é a grande aposta da Saloio no palco internacional.

Também na “Produção”, a Kantar Worldpanel analisa os mercados de gel de banho e desodorizantes, embora demonstrem comportamentos bem distintos. Se no caso do gel de banho, as Marcas da Distribuição (MDD) conseguem ganhar terreno às Marcas de Fabricante (MDF), nos desodorizantes, as MDF têm quase 100% do mercado.

Para terminar a “Produção”, falámos com Ricardo Pedro, Category Marketing Manager da Reckitt Benckiser, que, após o relançamento de Xau Max3, pretende continuar a reforçar a sua posição no segmento dos líquidos, admitindo o responsável que “quem não vencer aí terá um futuro muito complicado”.

Nos “Vinhos”, entrevistámos Paulo Amorim, CEO da Vinalda, que apresenta a partir de agora duas novidades da Torres no seu portfólio: o primeiro vinho da região de Rioja do produtor espanhol, bem como o primeiro vinho sem álcool. Quanto ao mercado, o responsável da Vinalda admite que, apesar da transferência de consumo de fora para dentro do lar, “o consumidor compra cada vez mais barato”.

Ainda nos “Vinhos”, damos a conhecer uma nova forma de decantar o vinho: Soirée. Lino Tavares, Director-geral da Soirée Europa, admite que esta nova forma de decantar o vinho veio responder a uma necessidade do mercado e que os vinhos portugueses “vão beneficiar em muito com a oxigenação do Soirée”.

Na “Tecnologia”, analisamos o mercado de Marcação&Etiquetagem, onde as etiquetas, nascidas para distinguir os produtos entre si, permitem, actualmente, identificar, localizar, rastrear e proteger os bens de consumo.

Numa edição enriquecida com o “Conselho dos Notáveis”, colocámos à consideração do painel questões relacionadas com o aumento do IVA, a subida do imposto nos vários escalões, o reflexo deste aumento no consumo, a probabilidade das medidas de austeridade anunciadas pelo Governo impulsionarem, ou não, o crescimento económico, a duração destas medidas, e uma comparação com França, onde o Governo do Presidente Sarkozy, conseguiu um acordo para, durante o período de crise, as margens em produtos como as frutas e legumes serem restingidas.

Isto tudo além dos vários artigos de opinião: “Os próximos desafios na prevenção de quebras no retalho”, de Paulo Borges (Checkpoint); “Só vale a pena reter os bons clientes”, de Filipe Charters de Azevedo (PricewaterhouseCoopers); “Soluções para a sua perfumaria: Quais as mais eficazes”, de João Fanha (Gateway); “Capitalizar na complexidade”, de Henrique Arnaud Farinha (IBM); e “Plano de Emprego Consistente – O PEC alternativo para a mudança de mentalidade”, de João Maia (Hays).

Finalmente, os Prémios’10 Hipersuper. Os vencedores são conhecidos hoje, num evento com lotação esgotada há bastante tempo. São 16 vencedores em igual número de categorias e uma Personalidade do Ano, votada pelo Conselho dos Notáveis.

Os vencedores, no entanto, só serão conhecidos mais logo à noite. Por isso, não vale a pena telefonar.

Boa leituras!

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