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TNT Portugal quer crescer entre 20 a 25% em 2010

Por a 6 de Maio de 2010 as 15:23

O início de 2010 foi uma verdadeira lufada de ar fresco para a TNT Portugal. “No primeiro trimestre deste ano, conquistámos novos clientes e aumentámos a operação com aqueles com os quais já trabalhamos”, sublinha Patxi Vizcay, director-geral da empresa.


A TNT estima crescer este ano entre 20 a 25% em Portugal, fruto da estratégia adoptada em 2009, um ano “anormal e imprevisível” que exigiu uma mudança de atitude.

“Como Portugal importa mais do que exporta, desenvolvemos uma política mais agressiva de incentivo à exportação. Oferecemos estímulos sobretudo às empresas que enviam elevados fluxos de bens para o exterior, através, por exemplo, da eliminação de taxas. Esta estratégia permitiu ao negócio da TNT crescer 15% em 2009 através da conquista de novos clientes e do aumento de actividade da carteira de clientes fixa”, explica José Domingos Correia, responsável pelo Marketing e Vendas da TNT Portugal.

A estratégia está ainda a dar frutos este ano, nomeadamente junto dos sectores têxtil, automóvel, electrónica e dos laboratórios.

Os incentivos à equipa de vendas no ano passado, através de competições internas, não são alheios ao resultado. “Conseguimos manter os comerciais motivados e isso revelou-se decisivo no desempenho”.

Com destino a Espanha

O tráfego entre Portugal e Espanha cresceu 50% no ano passado,  através sobretudo do transporte terrestre mas também via aérea.

“É aliás no transporte aéreo que temos vantagens competitivas”, lembra José Correia. “Como as grandes indústrias perderam muito em volume direccionamos a estratégia para empresas de menor dimensão e conseguimos equilibrar as contas”.

Este ano, o operador estima que as rotas entre Portugal e Espanha subam 5%. Assim, o crescimento anunciado – 20 a 25% – vem sobretudo do transporte internacional (Ásia, EUA e Europa).

Nos EUA, a TNT fez várias parcerias para desenvolver uma “network” competitiva que incluiu a aposta em hubs e pontes aéreas. O objectivo é alavancar a competitividade para conseguir fazer face aos pesos pesados deste mercado: a Fedex e a UPS.

“Estabelecemos uma parceria com a Conway, que lidera o mercado de transporte de mercadorias a baixo custo nos EUA. Este acordo permite oferecer preços baixos e manter as margens no transporte entre a Ásia, Europa e EUA, sem recorrer aos operadores tradicionais”.

Business to Consumer

A TNT Express está a apontar baterias ao negócio B2C (Business to Consumer). “É uma estratégia do grupo a nível mundial a ser desenvolvida até 2020. Queremos construir argumentos diferenciadores como, por exemplo, entregas nocturnas e ao Sábado”, revela José Correia.

“Temos alguma experiência nacional (através de uma parceria com a 5àSec) e internacional (com a Apple) de entregas a particulares. As áreas de grande consumo, como a electrónica, os cosméticos e a área fashion, são as que revelam mais dinamismo no mercado B2C”.

O grupo TNT está ainda a rever as áreas de Internet e Intranet de forma a facilitar a comunicação com o consumidor e está atenta à indústria de veículos eléctricos. A empresa detém camiões amigos do ambiente em vários países.

“Chegarão certamente a Portugal, mas tem de se começar pelo princípio: é preciso instalar as bases”, remata o responsável pelo Marketing e Vendas da TNT Portugal.

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