Logística

FedEx compra 4 camiões 100% eléctricos

Por a 3 de Maio de 2010 as 11:35

A frota da FedEx Corp. está mais verde. O operador logístico anunciou os primeiros camiões totalmente eléctricos, destinados ao negócio de distribuição nos Estados Unidos da América.

São quatro camiões 100% eléctricos que vão fazer-se à estrada em Los Angeles, juntando-se aos mais de 1.800 veículos movidos a energias alternativas ao serviço da FedEx em todo o Mundo.

“Em 2004, fomos a primeira empresa mundial a investir em camiões comerciais híbridos eléctricos e agora estamos a introduzir camiões totalmente eléctricos, ainda mais verdes”, afirma John Formisano, vice-presidente da Global Vehicles, FedEx Express.

A empresa está a comprar os primeiros veículos norte-americanos totalmente eléctricos a dois fornecedores distintos de forma a avaliar a robustez desta tecnologia para as entregas diárias na área de Los Angeles.

Dois dos novos camiões são da Navistar e estão a ser montados no estado de Indiana. Estes são baseados no design da Modec e já são operados pela FedEx na Europa. Dez destes veículos Modec são utilizados em rotas FedEx em Londres e outros cinco estão prontos para entrar em actividade em Paris.

Os quatro veículos estão a ser desenhados de forma a poderem efectuar turnos de entregas de oito horas sem ser necessário voltar a carregá-los.

Energias alternativas

Até ao final de Junho, a frota da FedEx movida a energias alternativas terá crescido para 1.869 veículos em circulação em todo o Mundo.

Além dos nove camiões eléctricos que serão implementados em Los Angeles e Paris, a FedEx adquiriu outros dez veículos híbridos eléctricos que serão adicionados à sua frota da Califórnia, sediada em Oakland, durante esta Primavera.

A FedEx opera actualmente a maior frota híbrida na indústria do transporte, juntamente com uma das maiores frotas de veículos movidos a energias alternativas, e está empenhada em melhorar a eficiência do combustível dos veículos em 20% até 2020.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *