Destaque Distribuição

Amanhã no Hipersuper: “Jerónimo Martins em novos mercados até 2012”

Por a 9 de Março de 2010 as 21:06

Amanhã é dia de nova edição do Jornal Hipersuper. Nesta edição destacamos os resultados de 2009 do grupo Jerónimo Martins. No exercício em que o grupo liderado por Alexandre Soares dos Santos e Luís Palha, Chairman e CEO, respectivamente, obtiveram os melhores resultados de sempre da Jerónimo Martins, ficou a certeza de que o retalhista português está a estudar novas geografias. Nas palavras de Alexandre Soares dos Santos, dentro de dois ou três anos “estaremos em novos mercados. Onde, não sei”.

Certo é que a Ucrânia é considerada uma extensão natural da Polónia e que Angola é uma carta fora do baralho nas intenções de expansão do grupo.

Também no “Retalho”, damos a conhecer uma nova solução de displays interactivos, projecto a cargo da Xarevision em parceria com a Rentsu. Certo é que até 2011, 40 lojas da Sonae vão estar equipadas com esta rede, cuja audiência atinge 3,3 milhões de pessoas por quinzena.

Na “Produção”; analisamos o mercado das carnes cuja única certeza é que alimentação saudável, refeições prontas, crise económica e inovação são as palavras de ordem. Além disso, a transferência do consumo de fora para dentro do lar é uma tendência importante focada por todos os inquiridos pelo Hipersuper.

Também na “Produção”, a Kantar Worldpanel analisou o mercado dos Iogurtes. No contexto especial de 2009, com uma forte redução do preço médio e uma tendência de maior consumo dentro do lar, acompanhada por uma estratégia de marketing acertada e assertiva por parte dos fabricantes, a consultora revela que estes factores resultaram numa conquista de quota de mercado por parte dos iogurtes com marca de fabricante.

Ainda na “Produção”, damos a conhecer a nova Dieta Atkins. Adoptada por estrelas de Hollywood, esta dieta é uma das mais famosas do mundo. Os produtos que limitam o consumo de açúcar e privilegiam a gordura chegaram finalmente ao mercado português.

Para terminar a “Produção”, entrevistámos a Directora de Comunicação da Tetra Pak, Vera Norte, que admitiu que “a embalagem pode ser um factor determinante num linear”. Salientando que os clientes “pedem sempre inovação”, Vera Norte reconhece que “muito dos clientes ainda não descobriram a mais-valia da embalagem no que toca à comunicação com o consumidor”.

Numa edição enriquecida com o “Conselho dos Notáveis”, colocámos à consideração do painel questões relacionadas com o encerramento de 65 lojas do Alisuper, a inauguração de Área Bruta Locável (ABL) no retalho nacional, os planos de expansão dos retalhistas a operar em Portugal, a possibilidade da existência de um mercado de futuros nos lácteos, a transferência da unidade de engarrafamento da Pernod Ricard do Bombarral para Espanha e a organização conjunta da Alimentaria+Horexpo+Tecnolalimentaria, em 2011, na Alimentaria&Horexpo.

Isto tudo além dos vários artigos de opinião: “E-commerce-à distância de um clique”, de Catarina Ramos Gouveia (Michael Page); e “Manual de sobrevivência-Mudar de emprego”, de Paulo Ribeiro (Hays).

Boas leituras!

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *