Distribuição

Aberturas de restaurantes em Espanha caíram em 2009

Por a 2 de Março de 2010 as 13:48

Segundo o relatório sobre aberturas da Restauração Organizada em 2009, o ritmo de aberturas nas cadeias de restauração, em Espanha, caiu pelo terceiro ano consecutivo, avançando o documento que no ano passado se registou uma aceleração desta quebra face ao ano anterior.

A prova desta paralisação foi dada, por exemplo, pelos grandes grupos, caso da Heineken que, em anos anteriores, liderava o ranking das marcas mais activas com a insígnia “Guiness Official Iris Pub”, que, em 2009, não abriu nenhum espaço, ou pelo grupo Vips, centrado na estratégia de crescimento futuro.

Por outro lado, o relatório revela que os operadores independentes aproveitaram esta oportunidade para lançar-se no mercado, casos da Nurielle, Abrasador ou Le Pain Quotidien.

Numa conjuntura francamente desfavorável, o relatório adianta que “é lógico que a procura por parte dos consumidores se tenha centrado em oferta mais baratas”, com a restauração rápida, ou fast-food, a ser o segmento com mais aberturas. Cadeias como Burger King ou McDonald´s aproveitaram a crise para lançar, inclusivamente, menus adaptados a estes tempos difíceis, oferecendo, por exemplo, o “King Poupança” ou Europoupança”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *