Ponto de Venda Tecnologia

João Paulo Silva na liderança de Marketing da SAP

Por a 22 de Fevereiro de 2010 as 12:16

A SAP, empresa que actua no mercado mundial em software de gestão empresarial, acaba de nomear João Paulo Silva como novo líder de Marketing da região Europa, Médio Oriente, África (EMEA) e Índia. Depois de uma carreira consolidada em Portugal e a nível internacional, o executivo assume agora um cargo de destaque, passando a liderar todas as operações de marketing da região EMEA e Índia da multinacional alemã, abrangendo mercados em diferentes estádios de desenvolvimento e com as mais diversas particularidades, como é o caso específico da Índia, que passou recentemente a integrar a região de EMEA.

João Paulo Silva tem uma forte experiência profissional no sector das Tecnologias de Informação, focada na inovação e satisfação do cliente e com uma vasta competência ao nível da gestão de equipas. O executivo português irá reportar directamente a Jonathan Becher, vice-presidente Executivo de Marketing Global, e fará parte da equipa de gestão da EMEA e Índia, presidida por José Duarte.

Nos últimos oito meses de 2009, João Paulo Silva esteve a assumir, com excelente resultados, a função de vice-presidente da SAP EMEA, liderando as direcções de Marketing dos Mercados Maduros da região EMEA, que inclui países como Inglaterra, França, Espanha, Holanda, Itália e Portugal.

Nesta nova fase, João Paulo assume a liderança de todas as operações de marketing na região EMEA e Índia. “Foi com grande satisfação que abracei este convite e desafio da SAP, para liderar uma equipa de cerca de 300 profissionais de Marketing espalhados por toda a EMEA e Índia, onde encontramos muitas realidades distintas: grandes e pequenos países, maduros ou em elevado grau de desenvolvimento. O nosso sucesso em 2010 estará sempre associado à nossa capacidade de compromisso na disponibilidade de soluções cada vez mais inovadoras, abrangentes e que visam a eficiência e a sustentabilidade dos negócios de todos os nossos clientes”, afirma João Paulo Silva.

Reunindo uma experiência de mais de 15 anos no sector das Tecnologias de Informação, João Paulo Silva encontra-se há 13 anos na SAP, onde já desempenhou cargos relacionados com as áreas de marketing e de vendas. Entrou em 1996 e no seu percurso passou por cargos internacionais de direcção de Marketing da SAP Ibéria e da Região Sudoeste de EMEA, depois de ter assumido a direcção de Marketing e Alianças em Portugal. Entre 2005 e 2009, João Paulo abraçou uma carreira na área de vendas, orientada para o mercado das PME, onde liderou equipas comerciais no terreno, como em Itália, bem como na criação e liderança de equipas corporativas de vendas para a EMEA, baseadas em Barcelona.

João Paulo Silva é formado em Matemática e Informática pela Universidade da Beira Interior. Tem uma pós-graduação em Marketing, pela Universidade Católica de Lisboa, e também em Gestão Empresarial, pelo ESADE e CV Consultores (Espanha). Iniciou a sua carreira profissional na Digital Equipment Portugal e, entre 1991 e 1995, foi sócio-gerente de uma PME na área dos serviços.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *