FMCG Vinhos

Vinhos de Portugal já têm marca

Por a 10 de Fevereiro de 2010 as 19:17

“P” de Portugalidade, “P” de Profissionalismo, “P” de Personalidade. Foi desta maneira que foi apresentada a nova marca “Vinhos de Portugal/Wines of Portugal”. Na apresentação realizada hoje (Quarta-feira) pelo ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, António Serrano, foi destacada a importância desta marca na promoção dos vinhos nacionais nos mercados estrangeiros.

Para António Serrano, “o grande objectivo desta marca é alavancar as exportações dos vinhos portugueses. Temos tradição, história, vinhos e marcas de prestígio, mas havia a necessidade de trabalhar a internacionalização das marcas e dos vinhos portugueses”.

Admitindo que o alvo desta iniciativa é “atingir mercados de valor acrescentado”, tendo apontado países como os Escandinavos, EUA ou Reino Unido, o ministro da Agricultura salientou que “a exportação é fundamental para a competitividade deste sector, particular, bem como para o País”.

Tratando-se do maior esforço realizado até hoje na promoção dos vinhos portugueses, o sector terá alocado, durante um período de cinco anos (2009-2013) apoios no montante de 75 milhões de euros, tendo cinco milhões sido gastos já durante o exercício de 2009. Este valor aumentará com a comparticipação dos privados e entidades do sector em mais 75 milhões de euros, totalizando a verba disponível para a promoção dos vinhos de Portugal 150 milhões de euros até 2013, referindo António Serrano que esta iniciativa “não pretende adicionar custos ao sector”.

O ministro revelou que a nova marca tem como meta contribuir para o aumento do valor das exportações em 10% no prazo de cinco anos, admitindo que “poderá parecer um cenário minimalista, mas que na actual conjuntura é um objectivo realista. Ser a crise for ultrapassada, pensamos que o crescimento poderá até ser superior”, adiantou António Serrano.

Portugal exporta globalmente cerca de 2,5 milhões de hectolitros, correspondendo a um valor a rondar os 600 milhões de euros.

O ministro reconheceu, também, que “era importante a criação de uma marca umbrella forte, capaz de transmitir uma imagem relevante e sustentada dos vinhos portugueses, com o intuito de aumentar a notoriedade do País como produtor e de enaltecer a qualidade do produto vinícola nacional, tendo como base os produtos Premium e Super Premium”.

Com a coordenação da promoção nos mercados internacionais a pertencer à ViniPortugal, definindo a associação interprofissional os termos da forma e presença de Portugal a nível internacional, Serrano salientou que “agora há uma marca, um instrumento a ser potenciado por todos”.

Sem obrigatoriadade de utilização do rótulo nas garrafas, o ministro da Agricultura frisou, contudo, que “naturalmente o símbolo não será para utilização nos vinhos de mais baixa qualidade. O selo dá preferência aos vinhos de qualidade Premium e Super Premium”, admitindo, no entanto, que “terão de haver regras para a utilização do símbolo”.

Desenvolvida pela Brandia Central, a marca Vinhos de Portugal/Wines of Portugal insere-se dentro de uma linha programática desenvolvida pelo Governo, adiantando António Serrano que este iniciativa pretende dinamizar um programa mais vastos do sector agro-alimentar, pescas e florestal, destacando o azeite, as frutas e as hortícolas, frisando que “é preciso trabalhar o marketing e fundamental trabalhá-lo em conjunto”.

O ministro da Agricultura concluiu ainda que “esta iniciativa servirá para apoiar a presença em feiras internacionais de prestígio e descobrir onde temos apetência para colocar os produtos portugueses”.

A finalizar ficou certo que será implementado um plano de acções para a promoção da marca “Vinhos de Portugal”, que contemplará um conjunto de iniciativas promocionais consideradas estratégicas para as próximas etapa deste projecto, como é o caso da realização de campanhas publicitárias nos mercados considerados prioritários, e a criação de um site também vocacionado para a divulgação da marca no estrangeiro.

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