Agenda FMCG Marcas Ponto de Venda Tecnologia

Seminário: Inovação como vantagem competitiva

Por a 3 de Fevereiro de 2010 as 9:57

A Associação Empresarial de Portugal (AEP) vai realizar um seminário com o tema “Inovação como vantagem competitiva”, no próximo dia 23 de Fevereiro, na sede da associação, em Leça da Palmeira.

Num mundo cada vez mais global, a Inovação revela-se um trunfo essencial para o desenvolvimento das nações, organizações e diversos sectores económico-sociais. Numa perspectiva de abordagem da inovação como motor da competitividade, admite-se portanto que o desenvolvimento económico depende directamente do processo de renovação/recombinação de produtos, serviços e empresas – melhores e mais inovadores – e, sobretudo, de pessoas empreendedoras que sejam capazes de aproveitar as oportunidades, investindo e gerando riqueza.

Estimular a competitividade empresarial passa, deste modo, por apoiar comportamentos favoráveis à inovação sistemática, por criar dinâmicas de aperfeiçoamento contínuo e por acelerar o processo de modernização e crescimento económico. No entanto, convém lembrar que o processo de inovação não deriva do acaso e de actos isolados. Antes, é fruto de um trabalho planeado, contínuo e empenhado dos diversos agentes empresariais, privilegiando domínios tão relevantes como a transferência de tecnologia, a gestão de projectos, os incentivos e benefícios fiscais associados à Inovação, a avaliação de intangíveis associada a Produtos/Serviços, entre outros.

Entre os objectivos definidos para este seminário a AEP aponta o “conhecimento das actividades determinantes para a gestão da inovação como vantagem competitiva; conhecer as fontes de financiamento da inovação, a nível nacional e internacional; e conhecer os potenciais benefícios fiscais e vantagens associadas à avaliação de intangíveis.

O seminário terá como oradores Eurico Neves “Inovação 2010 – A inovação como vantagem competitiva”, Nuno Soares “Programas nacionais de apoio à inovação”, Pedro Soutinho “Programas internacionais de apoio à inovação”, e Pedro Castro “Benefícios fiscais associados à inovação e avaliação de intangíveis”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *