FMCG Marcas

Exportações de elaborados de carne espanholas caem 6%

Por a 1 de Fevereiro de 2010 as 14:59

As exportações das empresas espanholas de elaborados de carne romperam com uma tendência de alta, tendo registado uma quebra de 6% no final de 2009, depois de uma década de crescimento, situando-se nos 556 milhões de euros, revela um relatório recente da DBK.

A produção de elaborados de carne registou, nos últimos anos, um crescimento moderado, ao contabilizar uma taxa de variação média anual na ordem dos 2% entre 2003 e 2009, totalizando, no final do ano transacto 1,3 milhões de toneladas.

Em valor, o mercado global de elaborados de carne espanhol totalizou 6,5 mil milhões de euros, em 2008, correspondendo a uma subida de 4,6% face a 2007, para em 2009 crescer cerca de 3% para os 6,7 mil milhões de euros.

Quanto à oferta, os elaborados de carne saudáveis continuam a aumentar a sua quota no mercado espanhol, à medida que são lançados novas variedades, mantendo-se como a família de produtos a registar um comportamento mais dinâmico a curto e médio prazo.

O aumento da quota de mercados das marcas da distribuição (MDD) deverá continuar a manter-se em alta, potenciado pela conjuntura económica difícil e deterioração do poder de compra dos consumidores. Além disso, admite a DBK, “a rivalidade entre as empresas de distribuição deverá, também ela, manter-se, à medida que continuam a ajustar os preços e a realizar ofertas e promoções”.

Em termos de vendas, o relatório da consultora indica ainda que, as cinco primeiras empresas reuniram, em 2008, uma quota de mercado conjunta de 26%, enquanto as dez primeiras deverão possuir cerca de 32% do mercado espanhol de elaborados de carne.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *