Bebidas

Unicer renova estratégia para as águas

Por a 2 de Julho de 2009 as 2:00

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A Unicer apresentou ontem, Quarta-feira, uma estratégia renovada para o negócio das águas para 2009, assente no desenvolvimento dos segmentos das águas funcionais e águas lisas com sabor, através do relançamento de Vitalis Elegante e Vitalis Limão e Maçã, mas também das águas com gás, através do lançamento do sabor de Verão, Pedras Lima e Hortelã.

Apesar do administrador executivo da Unicer com o pelouro do marketing, Rui Freire, admitir que “a retracção do consumo no mercado das águas engarrafadas sente-se mais nas águas com gás”, a empresa está focada na “inovação para criar novas propostas de valor para o consumidor, com vista ao reforço da liderança no mercado interno das águas engarrafadas”.

A par das cervejas, actividade das águas é estratégica para a Unicer. Detendo, actualmente, uma quota de mercado que atinge os 32% (águas total), em valor, mais 12 pontos percentuais face à concorrência mais directa, a Unicer adiantou que prevê que as vendas de água engarrafada se mantenham, em 2009, nos 80 milhões de euros de 2008, “com o mercado externo a compensar a quebra no mercado interno”, avançou André Jacques de Sousa, responsável pelo marketing das águas da Unicer, num encontro com jornalistas .

De acordo com a empresa de Leça do Balio, o mercado das águas engarrafadas em Portugal vale, actualmente, 573 milhões de euros e 1.390 milhões de litros. Em valor, as águas lisas representam 64% do total do mercado interno de águas engarrafadas, enquanto as águas com gás detêm 25% e as águas funcionais e sabores 11%. Já em volume, as águas lisas representam 93% do consumo, as águas com gás, 5% e as águas funcionais e sabores 2%.

Os responsáveis da Unicer revelaram ainda que todos os anos surgem novos conceitos no segmento das águas funcionais e com sabor em linha com as tendências de consumo. Na Europa Ocidental, por exemplo, registou-se nos últimos cinco anos (dados referentes a 2008) um acréscimo de 20% neste segmento, representando uma evolução dos 753 milhões de litros, em 2002, para os 1.866 milhões de litros, em 2007.

Em Portugal, e de acordo com a Nielsen, o segmento das águas funcionais e com sabor representam, actualmente, 11% do total do mercado sendo que dessas, 34% são águas funcionais, 55% são águas com gás com sabor e 11% águas lisas com sabor.

Alinhada com a estratégia apresentada, a Unicer relança, no mercado nacional, Vitalis Elegante, “a primeira marca de água funcional no mercado nacional com um estudo clínico, pioneiro a nível europeu, que vem comprovar a sua eficácia na redução do perímetro de cintura”.

Esta investigação foi validada pela Comissão de Ética espanhola e acompanhada por médicos e nutricionistas, do Quantum Experimental, um laboratório espanhol independente de alta tecnologia e qualificação, especializado em serviços de desenvolvimento de produtos.

Assim, a nova garrafa de água Vitalis Elegante apresenta-se agora com um selo identificativo da única água clinicamente testada, reforçando que o seu consumo, quando conjugado com a prática de actividade física e dieta equilibrada, contribui para aumentar o efeito de saciedade e hidratação, factores importantes no controlo do peso e manutenção de um corpo saudável.

No negócio das águas com gás, a estratégia da Unicer passa principalmente por Água das Pedras, para a qual empresa pretende um crescimento sustentável no mercado nacional e internacional.

Em Portugal, a actual quota de mercado da marca é de 53%, em valor, e de 50,8%, em volume, (Fonte: Nielsen Bimestre AM09, mercado Águas com Gás Regular).

Marcando presença em 25 países, a operação mais importante está no país vizinho, resultante da parceria com o grupo Leche Pascual, finalizando a Unicer o ano de 2008 com vendas na ordem dos 600 mil litros de água, estimando para o final do presente exercício chegar ao milhão de litros.

No final, Rui Freira admitiu que, em 2009, a Unicer deverá vender 150 milhões de litros de água no mercado interno, a que se juntam 50 milhões no mercado externo.

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