Opinião

Maximizar a capacidade das pessoas durante a pressão económica

Por a 6 de Fevereiro de 2009 as 9:51

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Com as pressões económicas a crescer, os retalhistas têm de analisar o que podem fazer para proteger os seus lucros num período de desaceleração económica como aquele que vivemos actualmente.

São tempos difíceis para os retalhistas. Os custos crescentes dos combustíveis, da habitação e alimentação nos últimos meses, bem como o abrandamento geral da economia em toda a Europa, honestamente, levou os consumidores a apertar os cintos. É ainda muito cedo para dizer quanto tempo irá durar esta desaceleração económica mas a importância dos gastos dos consumidores, como uma força-motriz por trás da economia europeia, significa que podemos ainda vislumbrar mais dificuldades económicas à nossa frente.

Perante este cenário sombrio, os retalhistas são confrontados com o desafio de um mercado cada vez mais competitivo. Compreensivelmente, existe uma pressão adicional para gerir e reduzir custos e, por isso, é mais importante do que nunca tomar decisões de forma cuidadosa para se manter à frente da concorrência. É também amplamente expectável que vejamos um aumento nos níveis de retracção à medida que a economia enfraquece e isto significa que os programas para prevenção de prejuízos terão que trabalhar o mais arduamente possível para proteger os objectivos dos retalhistas. De acordo com o estudo levado a cabo junto das organizações portuguesas de Topo, o Barómetro 2008 da Segurança das Organizações em Portugal* este é efectivamente uma das medidas que deve ser tido em conta pelas organizações portuguesas que podem contribuir para melhorar a gestão do risco nas organizações e este momento que vivemos é claramente um momento em que os níveis de risco aumentam.

A utilização eficiente dos recursos humanos
Tirar o máximo partido dos recursos humanos de uma empresa poderá ser a chave para obter resultados positivos neste momento crucial. Os retalhistas deverão considerar quais as acções que poderão tomar para ser bem sucedidos nesta importante área.

A formação dos empregados pode ajudar a garantir que o staff mantenha o foco nos elevados níveis de satisfação do cliente e deve também desempenhar um papel importante na optimização de medidas para prevenção de perdas. Para ser um elemento dissuasor credível, mesmo as tecnologias sofisticadas, como a protecção electrónica de artigos, ou os sistemas de videovigilância, devem ser utilizados e responder correctamente para que os retalhistas possam colher em pleno todos os benefícios dos seus investimentos. Independentemente dos sistemas actualmente utilizados, os colaboradores e empregados têm de saber o que fazer e têm de perceber porque é importante que eles estejam envolvidos num programa de prevenção de perdas para a empresa ter sucesso.

Durante um período de maior pressão económica, é também essencial que os gestores estejam em condições de utilizar a sua força de trabalho o mais eficientemente possível. Em vez da utilização dos dados de transacções para estimar o número de consumidores nas diferentes alturas do dia, os sistemas de contagem de pessoas neste caso visitantes, potenciais compradores, podem captar automaticamente dados reais sobre o tráfego de consumidores nas lojas, região e nível corporativo. Através da monitorização do número de visitantes de uma loja e da sua articulação com dados provenientes dos sistemas TPV/POS (pontos de venda), é possível para a gestão rever as taxas de conversão entre o tráfego e as vendas, assegurando que os níveis de pessoal correspondam ao fluxo de clientes, bem como medir a resposta dos clientes às promoções de marketing efectuadas.

Informação crítica para os negócios
Existem soluções no mercado que utilizam aplicações simples de relatórios baseadas na Web para fornecer esta informação crítica para os negócios. Utilizam gráficos e mapas simples de entender para mostrar tendências importantes e destacar excepções. Permitem também que os retalhistas acedam facilmente a informação detalhada de modo a encontrar dados de tráfego com mais detalhe, com maior profundidade. É uma poderosa ferramenta de gestão que pode ser utilizada para mudar com o mercado de forma inteligente e rápida, reduzir as despesas com pessoal e aumentar a satisfação dos clientes.

As actuais pressões económicas representam um forte desafio para o mercado, embora uma força de trabalho capaz, bem treinada e implementada de modo eficiente pode ajudar a assegurar que os retalhistas estejam bem preparados para estes tempos difíceis. “Armados” com informação inteligente sobre os seus negócios é possível aos retalhistas identificar as suas melhores lojas, treinar as mais fracas e melhorar a sua actividade global.

Carlos Mendes, Director de Contas Estratégicas de Retalho da ADT Fire&Security
* O estudo foi desenvolvido pela PremiValor Consulting para a ADT Fire & Security entre o dia 2 de Abril de 2008 e o dia 24 de Maio de 2008. Os resultados apresentados resultam de respostas de 15 questionários que incluem algumas das empresas de topo portuguesas.

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