Bebidas

Sagres ultrapassa Super Bock

Por a 11 de Julho de 2008 as 2:00

ed_168_bebidas_cervejas

A luta de titãs entre a Sociedade Central de Cervejas e Bebidas (Sagres) e a Unicer (Super Bock) intensifica-se. A proprietária da Sagres assegura que no ano passado ultrapassou a rival Super Bock em volume de vendas, ao que a Unicer respondeu que “é preciso sê-lo, não parecê-lo”.

De acordo com dados da Central de Cervejas, com base em estatísticas da Associação Portuguesa dos Produtores de Cerveja (APCV) e estimativas internas, a Sagres terá dominado 47,5% do mercado, enquanto a concorrente terá ficado pelos 47,2%. Quotas que correspondem a um volume de vendas de 2945 mil e de 2927 mil hectolitros, respectivamente.

Ao jornal Público, a Unicer revelou explicou que “os dados publicados pela Nielsen conferem a liderança de mercado à Unicer, com uma quota de 52%, o que corresponde a mais 7,7% face ao concorrente”.

Fonte oficial da empresa de Leça do Bálio, acrescenta que a análise da Central de Cervejas “mistura três fontes de informação distintas» e «não é efectuada por uma entidade independente”. “A Central de Cervejas anda há três anos a anunciar que vai ser líder. Não o tendo conseguido, tenta, por metodologias sem credibilidade, apresentando valores não auditáveis, mostrar números. Não é assim que se consegue liderança”, espicaça.

Em entrevista ao Jornal de Negócios, Alberto da Ponte, presidente da SCC, explica “são números absolutamente fiáveis no caso do mercado total e no caso da SCC e são relativamente fiáveis no caso do resto do mercado”. O responsável afirmou ainda que esta foi a primeira vez em vinte anos que a Sagres ultrapassa a Super Bock em vendas.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *