Bebidas

Granini factura 54 milhões em 2007

Por a 8 de Abril de 2008 as 2:00

granini.jpg

A Eckes-Granini Ibérica, filial espanhola da multinacional europeia fabricante de sumos e néctares encerrou 2007 com um lucro líquido de 5,6 milhões de euros, o que significa um crescimento de 7,5% face ao exercício anterior. A facturação atingiu 54 milhões de euros, mais 2%.

O director-geral da Granini em Espanha, José Martí Cos, explicou à comunicação social que atingir vendas no valor de 40 milhões de litros em produto representa um “recorde histórico” para a companhia.

O formato mais vendido foi a garrafa de um litro, cerca de 50% doo total, seguida pela garrafa de 0,2 litros e o minibrick. O formato que mais cresceu durante o ano passado foi a embalagem de plástico de 1,5 litros, que representou 10% do volume de vendas.

José Martín assegurou que os sabores laranja, ananás e pêssego «continuam a ser os sabores tradicionais mais vendidos». No entanto, as novas propostas de sumos e néctares de frutas, como o sabor do ano (arandos encarnados), maça, tomate e os sumos com aloé vera «são cada vez mais solicitados».

Em 2008, a empresa espera duplicar o crescimento global do sector que, em 2007, registou 0,3%, consequência de o clima não ter favorecido o consumo de sumos. A Granini conta apresentar novos produtos, que, segundo o director «ajudarão a reforçar a posição de líder da companhia no mercado espanhol». A marca vai estrategicamente entrar em novas categorias.

Em 2007, como consequência do aumento de preços das matérias-primas, a fabricante de sumos aumentou os preços dos seus produtos em 6%. Quatro pontos percentuais abaixo da média do sector.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *