Outras Opiniões

Directores de Loja: Quem são e qual o seu papel!

Por a 7 de Maio de 2007 as 16:00

 nuno freitas

 Reportando ao Director Regional na maior parte dos casos, o Director de Grande Superfície (ou de loja) é sempre um comercial, um organizador e um chefe de equipa. Dirige a actividade comercial do seu ponto de venda ou do conjunto de pontos, elabora e valida os pressupostos e organiza globalmente os recursos humanos.

Quanto maior for a superfície da loja, maior será a responsabilidade e autonomia do Responsável de Loja, que nestes casos, assume o nome de Director. O Director de Loja fica então obrigado a delegar funções, tanto no seu adjunto como no resto da sua equipa, de modo a concentrar-se na sua missão essencial. Define e organiza as condições de aplicação da política comercial da empresa ao nível da unidade que está sob sua responsabilidade, determinando os objectivos e controlando o seu atingimento.

O Director de Loja é o animador comercial que coordena a actividade dos diferentes departamentos e secções e supervisiona o arranque e desenvolvimento das acções comerciais. Fica, de igual modo, encarregue de gerir os recursos humanos, fixar os objectivos e zelar pela manutenção de um bom ambiente. Participa na selecção de toda ou parte da sua equipa. Infelizmente, e não em poucas empresas, a função confere-lhe pouca autonomia quanto a selecção de produtos ou a fixação de preços de venda.

Formação/Experiência
As condições que se ajustam a um Responsável de Loja variam dependendo da empresa. Ao Responsável de uma pequena loja não se exigirá mais que uma boa experiência em vendas e a gestão de uma equipa comercial com, em alguns casos, uma formação ao nível do bacharelato, no máximo. Pelo contrário, para lojas de maior tamanho ou grandes superfícies, as exigências são mais altas e torna-se indispensável uma formação superior.

O acesso a este posto dá-se, por vezes, por promoção interna privilegiando a passagem de um adjunto ou de um Chefe de Departamento.

Evolução
Este posto é, habitualmente, um trampolim para passar a Director Regional, Internacional, Responsável de uma filial (pequena ou média) ou a um posto intermédio nas centrais das grandes filiais.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *