Outras Opiniões

Category Managers procuram-se!

Por a 16 de Fevereiro de 2007 as 18:05

nuno martins de freitas

O ano de 2006 e o início de 2007, têm sido marcados na distribuição, pela forte procura de profissionais, não só ao nível das operações, consequência da abertura de novas lojas, como também, de funções estratégicas e de planeamento ao nível das centrais de compras. Se tivermos que destacar uma dessas posições, temos necessariamente de falar dos Category Managers. A Michael Page conduziu nos últimos meses um número significativo de processos de recrutamento e selecção para esta função, processos esses, que normalmente eram solicitados pelas empresas produtoras de bens de grande consumo. Esta procura deve-se essencialmente à actual competitividade, dinamismo, orientação para o cliente, que as diferentes insígnias, conjuntamente com as empresas produtoras, encontram-se a imprimir no mercado nacional e também pela necessidade de diferenciação das grandes centrais da distribuição, que procuram cada vez mais uma relação win-win com os seus parceiros, mais do que propriamente comprar ao melhor preço.

Dentro das competências dos Category Managers destaca-se a coordenação da equipa de Gestores de Produto, motivando-os e estabelecendo tanto objectivos individuais como para a respectiva categoria; interligação entre os vários departamentos da empresa e os fornecedores; construção das gamas dos produtos da categoria, através de actividades inovadoras, em linha com os interesses dos consumidores, clientes e tendências do mercado; activação das gamas de produtos da categoria no ponto de venda, através da selecção de material e desenvolvimento de acções promocionais adequadas aos produtos, bem como a implementação, controlo e avaliação das acções promocionais com acompanhamento das vendas; procurement de novos parceiros e de novas oportunidades de negócio, coordenando todo o processo contratual com os fornecedores, bem como os respectivos prazos de pagamento; apresentação de soluções alternativas com o objectivo de aumentar a eficácia dos processos, bem como efectuar a gestão do orçamento de vendas, PVP´s, margens e stocks. Para esta posição procuram-se essencialmente profissionais com licenciatura em Gestão ou Marketing, experiência profissional mínima de 4 a 5 anos na área das compras ou indústria, preferencialmente na área Alimentar, Vendas ou de Trade Marketing, conhecimentos sólidos de dois ou mais idiomas e uma elevada capacidade de liderança, motivação de equipas e capacidade de análise.

Reflectindo sobre o actual perfil de exigências da função e da sua importância no sector da distribuição, bem como o crescimento inequívoco deste mercado, estamos sem dúvida na presença de uma posição de futuro no mercado de recrutamento nacional.

Nuno Martins de Freitas, Executive Manager Michael Page Retail, Commercial & Marketing