Bebidas

Pernod cresce 7,3%

Por a 25 de Janeiro de 2007 as 17:56

pernod

A Pernod Ricard apresentou recentemente os resultados do 1.º semestre 2006/2007 (1 de Julho a 31 de Dezembro de 2006), registando um crescimento orgânico de 9,7%, totalizando vendas superiores a 3,5 mil milhões de euros, correspondendo a um crescimento de 7,3%.

No que diz respeito ao 2.º trimestre, o crescimento orgânico apresentando pela multinacional francesa foi de 12,4%, fazendo com que a confiança dos responsáveis pelo grupo aumente e se reflicta nas previsões para o ano inteiro. Assim, para o exercício completo a Pernod Ricard apresenta uma revisão nas revisões dos resultados, avançado com um crescimento orgânico de mais de 6%.

Quanto ao tipo de bebidas distribuídas pela Pernod Ricard, as espirituosas registaram um crescimento de 12,5%, muito graças à excelente performance na Ásia/Resto do Mundo e Américas, representando actualmente cerca de 56% das vendas líquidas totais do grupo, com a Europa e França a subirem igualmente nas vendas, mas de forma mais ligeira. No segmento dos vinhos, a multinacional gaulesa registou uma descida de 1,1%, verificando-se que o crescimento das marcas originalmente pertencentes à Allied Domecq, principalmente Perrier-Jouët e Montana, não foram suficientes para compensar as perdas sofridas pelas marcas de vinho australianas.

Durante o 1.º semestre de 2006/2007, as 15 marcas estratégicas da Pernod Ricard cresceram 9% em volume e 14% em valor. Todas as marcas apresentaram um forte crescimento: Stolichnaya (+29%), Ballantine’s (+22%), Martell (+17%), Malibu (+10%), Havana Club (+14%), Beefeater (+13%), Jameson (+11%). Entre os diversos crescimentos registados, os destaques vai claramente para as “marcas de luxo”: The Glenlivet 15 Anos (+61%), Ballantine’s 21 Anos (+37%), Perrier-Jouët Belle Epoque (+51%), Chivas 18 Anos (+32%), Martell Cordon Bleu (+37%) e Royal Salute (+16%).

Por regiões, Ásia/Resto do Mundo apresentou vendas na ordem dos 980 milhões de euros, crescendo 11,3%, aparecendo Ballantine´s e Martell com os pontas de lança nesta subida. No caso das Américas, as vendas cresceram 10%, para 984 milhões de euros, aparecendo neste caso marcas como Jameson, The Glenlivet, Stolichnaya, Malibu, bem como Mumm Napa e Perrier-Jouët como as principais responsáveis pelos bons resultados.

Na Europa, o crescimento foi mais ligeiro, apresentando vendas de 1,175 milhões de euros. No Velho Continente, Espanha (Ballantine´s), Alemanha (Ballantine´s, Havana Club, Malibu e Amaro Ramazzotti), Grécia (Chivas Regal, Ballantine´s, Havana Club e Stolichnaya) e Rússia (Jameson, Olmeca e Martell) foram os países que, de acordo com o relatório apresentado pela Pernod Ricard, mais contribuíram para a performance positiva.

No país de origem, França, o crescimento foi o mais fraco de todas as regiões, ficando-se pelos 3,2%, aparecendo neste mercado Ballantine´s (+21%) e Havana Club (+13%) com os melhores resultados.

No final da apresentação dos resultados, Patrick Pernod, presidente e CEO da Pernod Ricard, referiu que «as nossas excelentes vendas no 1.º semestre 2006/2007 testemunham a força da nossa rede global e qualidade do nosso portfólio, com destaque para as marcas de luxo e de prestígio. As excelentes performances durante este 1.º semestre obrigam-nos a rever os objectivos para o exercício completo, apesar de termos perfeita consciência de que o 2.º semestre é por norma mais fraco. Actualmente antecipamos um crescimento das vendas líquidas de mais 6%».