Segurança Alimentar

Saiba como uns minutos pela manhã podem fazer a diferença!

Por a 27 de Outubro de 2006 as 11:30

raquel abrantes

Raquel Abrantes, Nutricionista da Kellogg’s Portugal

Todas as manhãs o tempo tem de ser gerido ao segundo e a sensação dos minutos passarem mais depressa do que o normal é frequente. O despertador toca e a rotina diária começa: higiene pessoal, pequeno-almoço e rumo ao trabalho ou escola são os passos que se repetem dia após dia, ao longo das nossas vidas, salvo raras excepções. No entanto, quando o tempo não é suficiente, o pequeno-almoço é habitualmente suprimido ou adiado, facto que constitui um grande erro e tem consequências quase imediatas.

Dependendo das características de cada pessoa, é possível sentir a meio da manhã uma sensação de cansaço, falta de concentração, dores de cabeça e irritabilidade, entre outras, caso não tenha sido dedicado o tempo necessário à realização da primeira refeição do dia.

O pequeno-almoço é uma das refeições mais importantes. É o primeiro momento do dia em que há fornecimento de energia ao organismo, depois de um longo período de jejum, de cerca de 8 a 10 horas, que decorre entre a última refeição do dia anterior e o pequeno-almoço. Contribui, também, para um aporte nutricional diário mais equilibrado, permitindo uma distribuição adequada da ingestão calórica ao longo do dia.

O pequeno-almoço deve representar 25% das necessidades calóricas diárias, ou seja, ¼ dos alimentos que consumimos por dia deve ser ingerido nas primeiras horas da manhã e esta refeição deve ser constituída, pelo menos, por três elementos base da alimentação: cereais, lacticínios e fruta.

Uma refeição equilibrada nas primeiras horas do dia, evita o consumo de alimentos considerados “menos saudáveis” a meio da manhã, para além de melhorar o desempenho e as capacidades intelectuais e contribuir para um melhor rendimento físico e escolar.

O pequeno-almoço adquire especial protagonismo nas crianças em idade escolar. A associação entre o estado nutricional e o desenvolvimento mental tem sido alvo de diversos estudos, através dos quais foram descritas relações directas entre a melhoria da capacidade de concentração, raciocínio e atenção e o consumo desta refeição tão importante.

Na actualidade, mesmo a nível europeu, os hábitos de pequeno-almoço (composição e horários) variam muito de país para país, por exemplo, em França e em Itália, a primeira refeição do dia é habitualmente constituída por café com leite e torradas/ pão com manteiga; em Inglaterra incluem também ovos, bacon e cereais de pequeno-almoço; na Alemanha é frequente a presença de queijos e enchidos; enquanto que na Grécia o queijo de cabra e as azeitonas são comuns; e ainda, em algumas regiões de Espanha, substitui-se o pão com manteiga por torradas com azeite ou pão com tomate, ou simplesmente por bolachas ou bolos de pastelaria. E em Portugal? Como é constituído o pequeno-almoço tipicamente português?

Desde 1980 que não é realizado um inquérito alimentar a nível nacional, que permita uma avaliação significativa dos hábitos de consumo. De certo que são questões burocráticas que impedem o desenvolvimento de um segundo estudo desta natureza. No entanto, é considerado, por muitos especialistas, uma acção necessária e de extremo interesse, uma vez que ocorreram alterações significativas nos padrões de vida dos portugueses nos últimos vinte e seis anos.

Contudo, no decorrer deste período, diversos estudos, com objectivos semelhantes, têm sido desenvolvidos, embora a nível local ou com amostras mais pequenas.

Os resultados de um destes estudos, divulgado em Março de 2006, em que foram inquiridos 551 adolescentes, distribuídos por Portugal continental, com idades compreendidas entre os 14 e os 17 anos, revelaram que a grande maioria (84%) toma o pequeno-almoço todos os dias, quase sempre em casa (91%). Embora, 16% não façam esta refeição por falta de tempo e/ou vontade de comer, sendo este facto mais frequente nas raparigas. O pequeno-almoço por eles descrito é constituído principalmente por pão (sandes/ torradas/ tostas), leite e cereais com leite, à semelhança do que se passa em outros países atrás mencionados.

Assim, o conhecimento da importância da toma de um pequeno-almoço saudável deve ser fomentada e esclarecida junto dos jovens e adolescentes, para que não se assista a um desleixo, esquecimento ou abandono desta refeição.

Começar o dia com uma refeição completa, constituída por cereais (pão/ cereais de pequeno-almoço), lacticínios (leite ou iogurtes, manteiga ou queijo) e fruta é essencial para o início de um bom dia e não demora assim tanto tempo.

Sugestões para um pequeno-almoço saudável, fácil e rápido de preparar:

1 unidade ou 2 fatias de pão de mistura

½ queijo fresco dos pequenos

1 chávena almoçadeira de leite

1 kiwi

ou

6 colheres de sopa de cereais de

pequeno-almoço

1 chávena almoçadeira de leite ou dois iogurtes

1 laranja