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Como procurar um novo projecto no sector da Distribuição?

Por a 27 de Outubro de 2006 as 11:14

João nunes

O sector da Distribuição apresenta características muito próprias, que podem influenciar directamente as perspectivas de carreira dos candidatos, bem como a forma como se deve procurar um novo projecto. Torna-se, por isso, importante orientar o candidato durante o seu percurso profissional. Num sector em grande expansão, aumentam os fluxos de candidatos entre empresas, devendo, como tal, existir certas regras.

Os primeiros passos a tomar devem passar por tentar identificar um rumo estratégico, que permita ao candidato desenvolver uma actividade que o complemente e com a qual se identifique por completo. Como falamos de um mercado com poucas empresas, em cada um dos diferentes canais, é vital conhecê-las, averiguando o seu posicionamento e principais características.

Transitar de projecto, ignorando a realidade interna da empresa a integrar, pode facilmente levar à desmotivação do profissional, quando confrontado com um projecto que não corresponde às suas expectativas. O estudo da estrutura deverá incidir sobre questões como qual o plano estratégico da empresa para os próximos anos, qual o grau de autonomia e características dos respectivos cargos, bem como sobre aspectos da cultura empresarial. Num sector com o dinamismo da Distribuição e com o domínio de grandes grupos, o candidato comete muitas vezes o erro de se deixar influenciar pela ideia geral que determinadas insígnias têm junto do respectivo grupo, sem procurar aprofundar as principais características do projecto apresentado.

Actualmente, o sector vive um período de forte expansão, em que as diferentes estruturas necessitam de reforçar os seus quadros com profissionais altamente qualificados. O processo de recrutamento passa a ser encarado como um processo extremamente delicado, que assenta numa clara negociação de interesses e mais valias de ambas as partes. O candidato deverá munir-se de fortes argumentos perante a empresa, que permitam reforçar a sua importância dentro da respectiva estrutura.

Tentar conhecer o mercado sem orientar a sua pesquisa, pode criar uma falsa sensação de desorientação profissional, podendo o candidato perder a oportunidade de voltar a ter contacto com a estrutura visada. Qualquer candidatura deve assim ser antecedida pelo estudo da estrutura e pela análise de qual o seu peso na respectiva empresa.

Todos estes pontos são comuns entre diferentes sectores. No entanto, dado o actual estado do sector da Distribuição em Portugal, a definição da estratégia da candidatura assume uma importância extrema, nomeadamente a identificação de uma estrutura e de um projecto que faça a diferença.

João Nunes, Manager da divisão Michael Page Retail