Distribuição

Resultados Tesco excedem expectativas

Por a 3 de Outubro de 2006 as 16:44

Resultados Tesco excedem expectativas

A Tesco, grupo retalhista líder no Reino Unido, divulgou hoje os seus resultados, anunciando uma subida dos lucros para o primeiro semestre de 2006 (período de 26 semanas, terminadas em 26 de Agosto) de 12,5%, correspondendo a um valor 1,7 mil milhões de euros (1,152 mil milhões de libras).

Estes resultados excederam as expectativas dos responsáveis pela cadeia retalhista, referindo Terry Leahy, CEO do grupo, que «a Tesco continua a demonstrar um forte desenvolvimento dentro de todo o grupo – registando-se que todas as quatro áreas contribuem para estes resultados – comprovado pela preferência dos consumidores. Ao mesmo tempo e com o lançamento do Tesco Direct e preparação para a entrada nos Estados Unidos da América já em 2007, estamos a investir em novos mercados, de modo a garantir um crescimento sustentado do nosso negócio, bem como arrancar de forma positiva com o nosso plano».

As primeiras 26 semanas de 2006 vieram mostrar resultados muito bons para o retalhista britânico. Com um aumento nas vendas, crescendo 12,7%, correspondendo a 33,5 mil milhões de euros. Estes resultados são ainda mais positivos quando comparadas as 24.ª e 26.ª semana, verificando nesta comparação uma subida de 20,9%.

A nível internacional, a Tesco assinala igualmente uma forte evolução, verificando-se que as vendas cresceram 21,3% para 7,8 mil milhões de euros. Os lucros no campo internacional subiram 21,1%, fixando o valor 340 milhões de euros.

De assinalar há ainda o crescimento verificado na Ásia, onde a Tesco cresceu 21,8% nas vendas, totalizando o valor total comercializado pela cadeia britânica em terras asiáticas 3,4 mil milhões de euros, fazendo com que os lucros evoluíssem 29,6%, fixando-se nos 155 milhões de euros.

Destaque ainda para o negócio no restante Continente europeu (excepto Reino Unido), onde as vendas cresceram 21%, totalizando 4,4 mil milhões de euros, isto é, mais 700 milhões de euros que em igual período do ano passado.

Por último, o mercado mais expressivo para a Tesco – Reino Unido – registou, igualmente, um aumento significativo. Se as vendas totais nas primeiras 26 semanas de 2006 subiram 10,2%, totalizando 25,7 mil milhões de euros, os lucros em “Terras de Sua Majestade” aumentaram 10,5%, fixando-se nos 1,3 mil milhões de euros.