Distribuição

Guerra de preços no regresso ás aulas

Por a 5 de Setembro de 2006 as 16:10

Continente investe 1,8 milhões no regresso às aulas

O regresso ás aulas está a ser marcado por uma disputa de preços entre as principais cadeias retalhistas. De acordo com uma consulta de preços ao material escolar de quatro hipermercados (Jumbo, Carrefour, Continente e Feira Nova), efectuada pelo Diário de Notícias, «não é possível identificar o hipermercado mais barato, pois se os lápis são mais baratos no Jumbo, o mesmo acontece com as borrachas no Carrefour, por exemplo», lê-se no jornal.

No entanto, a mesma fonte indica que é possível perceber qual é o retalhista que oferece o material escolar mais barato para cada ciclo de aprendizagem. Os produtos foram escolhidos pelo preço mais baixo. Assim, para o primeiro ciclo o Carrefour oferece o cabaz de preços mais baixos (7,61 euros) e os hipermercados Feira Nova o cabaz mais caro (10 euros).

Quanto ao material escolar para o segundo ciclo (5 e 6º. ano), a despesa dos pais podem variar entre os 13 euros no Carrefour (mínimo) até aos 17 euros no Feira Nova (máximo). No ensino secundário os preços dos produtos variam consoante o agrupamento. Assim, o cabaz mais em conta nos agrupamentos Artes e Ciências e Economia é oferecido pelo Carrefour (7,23 euros e 14,74 euros, respectivamente). No entanto, é o Jumbo que disponibiliza o cabaz mais barato para o agrupamento Humanidades (2,45 euros).

O período de regresso às aulas representa 40% do volume de negócios do segmento de papelaria da Auchan, assegura a mesma fonte. No Carrefour, esta época do ano representa 50% da facturação anual das vendas de material escolar do grupo Carrefour. Quanto ao Continente, aumenta a oferta destes produtos entre 30 a 40% neste período, sendo que a facturação representa entre 4 a 5% do total anual.