Bebidas

Compal

Por a 1 de Junho de 2006 as 14:00

Compal

Como tem evoluído o mercado português no sector das águas engarrafadas?

O mercado de águas teve um comportamento positivo em 2005, tanto no segmento Lisas – que cresce perto de 12% em volume, sobretudo devido ao aumento do consumo dos grandes formatos, como o garrafão de 5 litros – como no segmento com gás – que deverá ter crescido perto de 2%, devido às águas com sabores. Este é provavelmente o sector do grande consumo que maior dinamismo tem apresentado, sobretudo pelo aparecimento de muitos produtos novos.

Quais os segmentos com maior potencial de crescimento (águas lisas, gaseificadas e com sabores)?

O segmento das águas com sabores tem sido o que mais tem impulsionado este mercado, desde o aparecimento da Frize Limão. Desde esse momento, o mercado das águas com gás com sabor cresceu perto de 100 vezes. Neste momento as principais marcas têm ofertas para este segmento, o que de alguma forma indicia uma certa saturação. O número de referências de sabores duplicou no último ano, para mais de 20 actualmente, o que é claramente demais para a dimensão do mercado.

Que tendências caracterizam actualmente este mercado a nível do consumo e da concepção de produto?

Em 2005 duas marcas de referência – Luso e Pedras – lançaram produtos com “pouco gás”, com sucesso relativo. Para além disso, diversas marcas lançaram sabores semelhantes a Frize e mais recentemente até Pedras Salgadas entrou no segmento sabores. Todas estas novidades são ainda muito recentes para se poder aferir a receptividade do consumidor, mas parece haver claramente uma falta de originalidade em muitas das propostas presentes no mercado, e o consumidor costuma preferir as marcas a quem reconhece distinção.

Julgamos portanto que uma das tendências próximas será uma muito maior selecção das marcas e referências presentes, devendo sobreviver as que conseguirem manter uma maior relevância para o consumidor. Acreditamos, no entanto, que há ainda espaço para Inovação, assumindo a Frize a sua responsabilidade como marca de referência do sector.

Qual a importância dos canais de Distribuição Alimentar e Horeca (volume e valor) e que estratégias são desenvolvidas para cada um deles?

O mercado Horeca representa perto de 60% do consumo de águas com gás, e a Compal procura ter uma forte presença nesse mercado através de uma eficaz distribuição directa, que atinge no caso da marca Frize mais de 75% dos pontos de venda. Esta presença é fundamental para garantir também uma elevada rotação nos nossos clientes da Distribuição Alimentar, pois os consumidores só costumam levar para casa marcas em que confiam no consumo diário.

Procuramos criar valor para os nossos clientes em qualquer dos canais e acreditamos que a melhor forma de o fazermos é propor produtos de alta rotação e suportados por investimentos adequados em comunicação integrada – seja em meios massivos, como a televisão, seja na loja.